Treinamento é para pedreiro assentador, revestidor e armador
A falta de mão de obra na construção civil na cidade de Vinhedo está sendo atacada na prática. A parceria entre a Prefeitura de Vinhedo, SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e Ceprovi – Centro de Educação Profissional de Vinhedo, levou 49 pedreiros de volta aos bancos escolares para cursos gratuitos, sendo 23 para o curso de assentador, 17 de revestidor e 9 de armador.
A capacitação começou em agosto, com aulas as segundas, quartas e sextas-feiras das 18h30 às 22h00 para os pedreiros assentadores; terças e quintas-feiras, mesmo horário, para pedreiro revestidor e aos sábados, das 8h00 às 17h00 (a partir de outubro, também aos domingos, das 8h00 às 12h00) para pedreiro armador. Os cursos, os primeiros nesse gênero na cidade, têm atraído vários tipos de profissionais, desde pedreiros experientes que querem apurar a sua técnica, pessoas em início de carreira e até uma mulher que já avança nesse campo mais pesado e predominantemente masculino.
Os três cursos terminam em dezembro, quando serão entregues os certificados do SENAI aos alunos que obtiverem aprovação e frequência mínima nas aulas. Os participantes saem com o compromisso dos empresários da construção civil de Vinhedo em absorver essa mão de obra após os cursos.
Os próximos cursos de capacitação de mão de obra local previstos em Vinhedo e realizados por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Agricultura, vão contemplar os setores de plásticos, metal/mecânica e eletro-eletrônica da cidade.