12 AGO 2011
Novo sistema de monitoramento ajuda a prender dois praticantes de furto em Vinhedo

Ação aconteceu na quarta-feira (10); Centro de Inteligência, Comunicação e Monitoramento (CICOM) indicou local de entrada dos homens para verificação dos suspeitos

A Guarda Civil Municipal, da Prefeitura de Vinhedo, efetuou na quarta-feira, 10 de agosto, a prisão de dois homens por tentativa de furto na cidade. A ação só foi possível com a ajuda do novo sistema de monitoramento instalado no Centro de Inteligência, Comunicação e Monitoramento (CICOM), na sede da corporação, que indicou a entrada do veículo com os suspeitos pela Avenida Arnaldo Biagiolli, no Portal.

As características do automóvel e placa do carro constavam no banco de dados do novo sistema de monitoramento há mais de dois dias, após troca de informações com a Guarda Municipal de Itatiba. “O veículo era utilizado para prática de atividades ilícitas em Louveira e Itatiba. Desta forma, o incluímos na lista de suspeitos do sistema e, assim que o automóvel entrou na cidade, conseguimos abordá-lo rapidamente e efetuar a prisão dos dois praticantes de furto”, disse o secretário de Transportes e Segurança, Toninho Falsarella.

Os homens foram surpreendidos na cidade pela Rondas Ostensivas Municipal (ROMU), grupo especial de patrulhamento preventivo da Guarda Municipal de Vinhedo. A equipe foi acionada pelos membros do CICOM assim que o veículo entrou em Vinhedo, verificando rapidamente a região indicada e abordando o veículo suspeito na Avenida Independência, na altura do bairro Planalto. Neste momento, averiguou-se que estavam com itens resultantes de furtos na região, antes mesmo da notícia do crime chegar pela vítima aos órgãos de segurança. “Os detidos são de Santo André e têm extensa ficha criminal. Assim que surpreendidos, os guardas civis municipais realizaram os procedimentos necessários à prisão e os encaminharam à delegacia da polícia civil. Agora, os dois se encontram à disposição da justiça”, explicou o comandante da Guarda Civil Municipal de Vinhedo, Osmir Cruz.

Juntamente com os praticantes de furto foram encontrados um pneu de estepe, uma cadeira de bebê, um aparelho de som automotivo, roupas, café, entre outros itens furtados. “A prisão de praticantes de furto é uma das mais difíceis de serem feitas e, com a ajuda do sistema de monitoramento, isso foi possível. Sem dúvida, ele tem sido um importante aliado no nosso trabalho, ajudando efetivamente a promover mais segurança e bem-estar à população vinhedense”, reforçou Osmir Cruz.

Para o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, o novo sistema tem contribuído bastante na promoção e preservação da qualidade de vida e bem-estar dos cidadãos, uma vez que demonstra a cada dia que passa ser um recurso tecnológico bem avançado e efetivo no reconhecimento do cenário de ocorrências da cidade. “Conhecendo de perto o perfil da malha viária municipal, ampliamos as ações de patrulhamento e cooperamos ainda mais com as polícias militar e civil, aperfeiçoando e modernizando continuamente os avanços na área de segurança de Vinhedo”, explicou.

O sistema

Com sua central alocada na sede da Guarda Civil Municipal de Vinhedo, o sistema de monitoramento da Prefeitura permite realizar a análises do cenário de ocorrências da cidade de forma aprofundada e a elaboração de diferentes ações preventivas. O equipamento contempla 24 câmeras instaladas nos pontos de entrada e de saída do município, que além de ajudarem no monitoramento dos veículos que transitam na cidade, permite realizar pesquisas dos indicados como suspeitos por meio de placas, adesivos ou frases colocadas no vidro.

Caso haja algum veículo cadastrado como suspeito no sistema e que passe por algum ponto no qual haja uma câmera ligada ao software, é emitido um som de alerta no CICOM. Neste caso, os operadores podem acionar as forças de segurança imediatamente para verificação da ocorrência, como feito nesta quarta-feira (10).