Índice chegou a 27% no início da tarde desta sexta-feira (29)
A Defesa Civil Municipal, órgão integrante da Prefeitura de Vinhedo, alerta os moradores sobre o baixo índice da umidade relativa do ar, que no início da tarde desta sexta-feira (29) atingiu 27% – classificado dentro do estado de atenção. Ainda de acordo com o grupo, nesta quinta-feira (28) o nível registrado foi de 30%.
Para evitar problemas relacionados à estiagem, a Defesa Civil Municipal realiza a vistoria de campo para prevenir incêndios nas áreas urbana e rural e também orienta a população para que evite fazer exercícios físicos ao ar livre nos horários com menor índice de umidade relativa do ar, que é das 14 às 16 horas. “Em períodos de baixa umidade, é importante umidificar o ambiente residencial ou comercial com vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água. Outras dicas importantes são permanecer em locais abrigados e protegidos do sol e beber muita água, para evitar a desidratação. Se houver irritação dos olhos, o indicado é que os moradores façam a higienização da região com água limpa e corrente”, destacou o diretor do órgão, Maurício Barone.
Em Vinhedo, as leituras da umidade relativa do ar são feitas diariamente e em horários variados, com o objetivo de acompanhar de perto e prevenir as situações que podem apresentar perigos ao bem-estar dos munícipes. Até o momento, o menor índice de umidade registrado em julho foi no dia 16, quando o percentual chegou a 23%.