Treinamento é oferecido anualmente pela Prefeitura e visa apresentar novas práticas e aperfeiçoar o trabalho já realizado pelo grupo na cidade
De 18 de julho a 12 de agosto, mais de cem integrantes da Guarda Civil Municipal de Vinhedo participam da primeira etapa do estágio de qualificação profissional, promovido pela Prefeitura de Vinhedo no auditório do Colégio Sant’Anna. O curso é desenvolvido de acordo com a Legislação Federal, que regulamenta e disciplina os requisitos à concessão do porte de armas aos integrantes das Guardas Municipais, e contempla o estágio de qualificação profissional anual de, no mínimo, 80 horas.
Para realizar a qualificação, que é destinada para todo o efetivo da corporação, os integrantes da Guarda foram divididos em turmas de aproximadamente 25 profissionais. O treinamento é feito em duas etapas distintas, sendo que a segunda está prevista para outubro. Esta primeira engloba abordagens teóricas e práticas sobre a legislação de armamento, o uso progressivo da força, o emprego de tecnologias não letais, o gerenciamento de crises e os procedimentos com armas, tiro defensivo focado na preservação da vida e o manejo de diferentes tipos de armamentos. O curso é ministrado por tenentes e sargentos da Polícia Militar (PM) da região, considerados especialistas e selecionados especificamente para ministrar os assuntos à corporação vinhedense.
Nesta terça-feira, 19 de julho, a instrução abordou o uso progressivo da força – parte integrante do curso de tiro defensivo na preservação da vida, denominado método Giraldi. Este processo é considerado uma nova doutrina de atuação armada dos agentes de segurança e é aplicada nos cursos de formação e aperfeiçoamento da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em outras polícias do Brasil e da América Latina. O conteúdo foi ministrado pelo 1º Tenente da PM, Marcelo Henrique de Lima, que há mais de dez anos é instrutor de tiro e realiza treinamentos similares para diversos órgãos de segurança da região. “Neste encontro apresentamos aos guardas municipais de Vinhedo mais que uma simples instrução de tiro, mas uma doutrina da atuação armada da polícia e do policial, com a finalidade de servir e proteger a sociedade e a si próprio. Neste contexto, o emprego de disparo de arma de fogo sempre será usado como última alternativa e, quando inevitável, será feito estritamente dentro dos limites das leis”, disse.
Para o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, os investimentos destinados ao desenvolvimento e à atualização profissional da corporação vinhedense colaboram efetivamente à valorização do grupo e ao trabalho que desempenha na cidade. “Estes cursos realmente enfocam a filosofia e as práticas de polícia comunitária, relacionada ao dia a dia da nossa Guarda Municipal, e comprova que é possível conciliar a atuação dos agentes de segurança à preservação da vida e ao respeito dos direitos humanos”, comentou.
Reforçando a declaração do prefeito, o secretário de Transportes e Segurança destacou que os treinamentos – que englobam simulações de situações reais – permitem que os agentes estejam prontos para tomar decisões sobre o uso de suas armas em qualquer tipo de ocorrência, aplicando em sua rotina de trabalho a filosofia e a doutrina de atuação reconhecida e aprovada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e pela Cruz Vermelha Internacional.
Ainda de acordo com Falsarella, os cursos oferecerem aos guardas municipais a possibilidade de aperfeiçoar suas habilidades para que atuem com qualidade, sobretudo no desenvolvimento de ações preventivas e de proteção à comunidade. “Somente neste ano promovemos, em média, dois treinamentos por mês, com o objetivo de sempre oferecer à corporação as melhores práticas no atendimento das ocorrências na cidade, cooperando com as polícias militar e civil de Vinhedo. Desta forma, investimos na qualificação profissional do grupo para que ele possa zelar pelo bem-estar e pela segurança de todos os cidadãos”, afirmou.