A manhã fria do último domingo (5) não espantou os atletas dispostos a participar do 1º Encontro de Corredores de Vinhedo em pista de atletismo, iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer. Aberta apenas para vinhedenses, a prova recebeu quase 100 inscrições e foi disputada na Pista de Atletismo do Bairro São Matheus.
O Encontro começou com a prova de 100 metros rasos para os portadores de deficiência intelectual, seguida de 400 metros com a participação da terceira idade e, sucessivamente, as corridas de 3.000 metros nas categorias 20 a 29 anos, 30 a 39 anos, 40 a 49 anos e 50 a 59 anos, masculino e feminino.
As provas tiveram a organização do professor Leandro Duarte, e a supervisão do professor Pedro Rosa. A arbitragem contou com a ajuda dos alunos atletas e dos estagiários da Secretaria de Esportes e Lazer, que cumpriram da melhor forma possível suas tarefas fazendo um evento espetacular, digno de elogio tanto dos familiares que acompanhavam as provas da arquibancada como dos corredores.
Foram premiados com medalhas os atletas do primeiro ao quinto lugar de cada categoria e gênero. Os primeiros lugares ficaram com:
Carlos da Rocha Barbosa (categoria acima de 80 anos);
Agenor Braga de Souza – masculino e Maria dos Santos Messias – feminino (categoria 60 a 69 anos);
Pedro Geraldo Poletto – masculino e Amarantina Costa da Silva Filha – feminino (categoria 50 a 59 anos);
Romildo Rodrigues da Cruz – masculino e Leonice Ap Scappa Cezar – feminino (categoria 40 a 49 anos);
Cristiano Viana – masculino e Risoleide Pimentel da Silva – feminino (categoria 30 à 39 anos);
Josimar Aparecido Ribeiro – masculino e Irene dos Santos Conceição – feminino (categoria 20 a 29 anos);
Rodolfo Rodrigo Ferretti – 400 metros (categoria 18 a 20 anos);
Lucas Henrique Brac. Bernardes – 400 metros (categoria 13 a 16 anos).
Para o professor Leandro Duarte, da Secretaria de Esportes e Lazer e organizador do evento, o domingo foi de festa: “Nosso objetivo maior era integrar as pessoas que simpatizam com o atletismo e promover um espaço para elas se encontrarem, valorizando a amizade e buscando um incentivo àqueles que estão parados para se motivarem a voltar ao exercício físico. Gostamos tanto do evento que a ideia é realizar um por semestre”, afirmou.
O professor enfatizou, ainda, que Vinhedo é um exemplo para a região, com um grupo de pessoas que buscam na corrida a pratica regular de uma modalidade esportiva com o intuito de melhorar a saúde, em um espaço que inclui e acolhe todos independentemente de seu condicionamento físico, desde que este esteja apto e autorizado por um exame médico para a prática da corrida.