Recentemente, a Prefeitura de Vinhedo promoveu uma ampla campanha de vacinação contra a raiva animal na cidade, com ações na área rural, com visitas às propriedades, e também na zona urbana, através de postos estrategicamente posicionados. Porém, quem não conseguiu imunizar seus cães e gatos neste período, pode fazê-lo de segunda a sexta-feira, gratuitamente, durante todo o ano, no Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde.
“Todos sabem que a raiva é uma doença grave e não podemos de forma alguma baixar aguarda. Por isso mantemos esse trabalho durante todo o ano. A campanha realizada meses atrás imunizou milhares de animais, mas quem não conseguiu levar seu animal deve procurar o Setor de Zoonoses e colaborar com essa ação de prevenção”, destacou o prefeito Jaime Cruz.
O Setor de Controle de Zoonoses fica na Avenida João Paffaro, 556, no Bairro Pinheirinho. A imunização ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O proprietário do animal deve apresentar o Cartão Cidadão e, se tiver, o cartão de vacinação do animal. Mais informações pelo telefone (19) 3826-7486.
A raiva
A raiva é uma doença letal, causada por um vírus, que provoca encefalite e leva o doente à morte em alguns dias, logo após o início dos sintomas. É transmitida ao homem por mordida, arranhões e lambidas de cães, gatos ou morcegos infectados. A vacinação continua sendo uma das principais ações de controle da raiva. Na área urbana, os cães e gatos podem entrar em contato com morcegos infectados e, dessa forma, virem a contrair a doença.