Objetivo do encontro foi levantar metas e planos que auxiliarão as equipes durante período com menor índice de chuvas
Representantes da Defesa Civil e Guarda Civil Municipal, da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e membros do Corpo de Bombeiros se reuniram na sexta-feira, 29 de abril, para iniciar os trabalhos de planejamento das ações preliminares, preventivas e contingenciais que serão adotadas durante a Operação Estiagem, programada para iniciar em julho deste ano.
No encontro os presentes discutiram quais posturas poderão ser adotadas durante a ação e também as atividades que serão desenvolvidas para o enfrentamento dos problemas mais comuns no período, marcado pela baixa umidade relativa do ar, menor índice de chuvas, geadas, frio e pelo maior perigo de incêndios nas áreas urbana e rural. “Estas reuniões nos ajudam a elaborar e a analisar estratégias e planos de ação, para que os órgãos de segurança municipais possam levar mais conforto à população local e de forma integrada”, comentou o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.
De acordo com o diretor da Defesa Civil de Vinhedo, Maurício Barone, por meio dos encontros é possível que cada integrante apresente suas opiniões e experiências, sempre enfocando as melhores alternativas no desenvolvimento de planos de prevenção e contingência. Dentre as propostas discutidas, destaque às ações de conscientização da população. “Ao apresentar aos moradores as causas e como prevenir problemas relacionados às características do período, é possível solidificar ações que proporcionam bem-estar e segurança aos munícipes”, disse o diretor da Defesa Civil.
Novos equipamentos
Para colaborar às ações preventivas e emergenciais executadas pela Defesa Civil Municipal, a Prefeitura investe na compra de novos equipamentos. Entre as novas aquisições, estão um barco motorizado, remos, equipamentos para combate ao fogo, mochilas costais, coletes salva-vidas e de identificação.