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ABR
28
28 ABR 2011
Prefeitura de Vinhedo investe na informatização e desburocratização dos serviços municipais
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Soluções Integradas Municipais (SIM) beneficiará cidadãos e a gestão governamental, com a unificação de dados e a disponibilização de serviços on-line

Modernização, inclusão digital e aperfeiçoamento da gestão municipal. Estes são apenas alguns dos objetivos do novo sistema informatizado, em implementação na Prefeitura de Vinhedo. Denominada Soluções Integradas Municipais (SIM), a nova ferramenta auxiliará na desburocratização e unificação de dados de todos os processos administrativos, aperfeiçoando o atendimento dos munícipes nos serviços prestados pelas secretarias e autarquias municipais.

As normas de interoperabilidade do novo sistema, para uso da administração municipal, foram regulamentadas por meio do decreto nº 065, de 25 de abril, publicado no Boletim Municipal desta semana. “Além de tornar o atendimento ao cidadão mais ágil e menos oneroso, com a versatilidade do SIM será possível melhorar a rotina de trabalho dos funcionários, o processo de tomada de decisão e reduzir os custos e riscos da ação governamental, contribuindo efetivamente às estratégias e aos objetivos traçados para o desenvolvimento de Vinhedo”, destacou o prefeito Milton Serafim.

De acordo com o Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Prefeitura, o novo sistema foi arquitetado para permitir a integração de diversas ferramentas de informação, possibilitando manter os documentos e dados relacionados à administração municipal em um banco de dados unificado. Esta iniciativa possibilitará integrar todos os órgãos em um mesmo ambiente informacional, ajudando a melhorar o atendimento de demandas e a prestação de serviços para o público. “O SIM permite o gerenciamento unificado dos diferentes serviços prestados pela Prefeitura e a adoção de trabalhos formalizados e padronizados nas diferentes áreas públicas, uma vez que teremos informações autenticadas e centralizadas", explicou o prefeito.

Outro ponto positivo do SIM será sua compatibilidade com os sistemas já adotados pelas secretarias e autarquias municipais, além de atender aos padrões técnicos de interoperabilidade e acessibilidade das ferramentas digitais utilizadas pelos governos estadual e federal. “Com isso, será possível oferecer inúmeros serviços on-line aos cidadãos. O primeiro deles, que será disponibilizado até o fim de maio, será o SIM-Empresa Fácil, que permitirá aos contribuintes solicitar com muito mais rapidez a abertura ou encerramento de uma empresa, assim como sua alteração cadastral”, comentou a secretária da Fazenda, Deise Serafim.

Para que seja disponibilizado na cidade, a Prefeitura realizou um planejamento estratégico das informações municipais e de tecnologia da informação e atualmente realiza a coleta, a higienização e a padronização dessas informações e também operacionaliza a estrutura física de cabeamento óptico para integração das secretarias, autarquias municipais e demais órgãos públicos. Após estes trabalhos, ainda estão previstos a alimentação e a manutenção das bases de dados, que fomentarão os sistemas informatizados municipais, e uma rede municipal de inclusão digital, que prevê uma rede acesso público à internet em banda larga para todo o município.

Os serviços eletrônicos e de interesse público serão disponibilizados no Portal de Governo, por meio do site da Prefeitura de Vinhedo (www.vinhedo.sp.gov.br). Em breve, o cidadão ainda receberá uma senha de acesso individual, pela qual poderá usufruir dos diferentes serviços prestados e acompanhar os seus processos em andamento na administração municipal.

Cadastro Técnico Municipal



A fim de possibilitar a integração dos sistemas informatizados e dos serviços da Prefeitura, o SIM terá um Cadastro Técnico Municipal, isto é, um banco de dados que será utilizado por todas as repartições municipais. Este banco integrado de informações contemplará todos os dados administrativos coletados na rotina de atendimento das secretarias municipais e conterá as informações atualizadas e comprovadas pelos moradores, para uso das secretarias e autarquias.

Para atender a população, Vinhedo terá duas Centrais SIM: uma na região Central e outra na Capela. Estes postos de atendimento presencial ajudarão a tirar dúvidas e a resolver problemas, servindo ainda como um posto único de atualização das informações relacionadas aos munícipes. “Caso alguma secretaria verifique durante o atendimento ao cidadão que faltam dados de seu cadastro, o munícipe será orientado a procurar a Central SIM para fornecer e comprovar os dados que faltam, mas isto não prejudicará seu atendimento. Ao realizar a atualização de sua situação cadastral, ele não terá mais que complementar suas informações em nenhuma outra repartição municipal”, disse o prefeito Milton Serafim.

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