Corporação também realizou trabalhos para prevenir o uso de entorpecentes no local
A Guarda Civil Municipal de Vinhedo realizou durante a última semana uma operação tipo saturação e fiscalização na Praça do Aquários, com o objetivo de prevenir o uso de entorpecentes e a poluição sonora na localidade. A ação foi realizada no período noturno e contou com trabalhos das equipes do patrulhamento preventivo do órgão.
De acordo com dados da corporação, cerca de 20 pessoas em atitudes suspeitas foram averiguadas e três carros autuados por poluição sonora e perturbação do sossego público. A autuação dos motoristas infratores obedece ao artigo 228 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que disciplina o uso de equipamentos com som em volume ou frequência que não sejam autorizados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A penalidade é considerada grave e prevê multa no valor de R$ 127,69 e retenção do veículo para regularização.
Para realizar a atuação dos infratores, os integrantes da Guarda Municipal fizeram a aferição sonora dos veículos com o uso de dois decibelímetros. Os equipamentos verificam a emissão de ruídos sonoros e permite a emissão de laudos, caso o limite de 80 decibéis seja infringido pelo proprietário do veículo.
Ainda segundo dados da corporação, a ação continuará a ser realizada periodicamente e incluirá outros pontos da cidade.