Promovido na cidade por meio de parceria com a CCR AutoBAn, o programa trabalha temas relacionados ao trânsito e meio ambiente
Cerca de 60 educadores do ensino fundamental da Rede Municipal participaram nesta sexta-feira, 15 de abril, de uma oficina geral do programa “Estrada para a Cidadania”. A capacitação foi realizada no Centro de Educação Infantil (CEI) Dona Benta, no Condomínio São Joaquim, e foi desenvolvida por meio de parceria com a CCR AutoBAn, idealizadora do projeto. Destinado aos educandos do 4º e 5º anos do ensino fundamental, o programa tem como premissas conscientizar os participantes sobre temas que envolvem boas práticas no trânsito e ações em prol da proteção e da preservação do meio ambiente.
Entre os assuntos discutidos pela equipe da CCR AutoBAn e pelos educadores da Rede Municipal, estiveram a metodologia e as atividades extracurriculares do projeto. Os presentes ainda receberam o material do programa durante a oficina. “Por meio dos conteúdos que serão agora ministrados por nossos docentes, as crianças criam mais consciência e passam a alertar seus familiares e colegas sobre a importância de obedecer às leis de trânsito e proteger o meio ambiente. Desta forma, passam a disseminar hábitos que visam a preservação da vida”, comentou o prefeito Milton Serafim.
O encontro também foi uma oportunidade para trocar experiências de sala de aula. “Além de orientar os profissionais da educação sobre as ações do programa e a utilização dos conteúdos durante as aulas, a oficina ainda valoriza seu papel de agente transformador e de formador de cidadãos”, disse o vice-prefeito e secretário da Educação, Jaime Cruz.
A próxima capacitação, que acontecerá no mês de maio, será específica para cada ano, sendo o tema "Educação para o Trânsito" ao 4º ano e “Meio Ambiente” ao 5º ano. Os educadores irão se aprofundar nos assuntos que envolvem o programa e depois multiplicarão os conhecimentos para os seus alunos.
Parcerias
A Prefeitura – por meio da Secretaria da Educação – tem realizado diversos convênios com empresas e com o poder público, a fim de oferecer aos alunos da Rede Municipal de Ensino práticas e atividades que contribuam ainda mais em seu desenvolvimento escolar. Exemplo disso são os programas ofertados na educação infantil, como o “Brincar” e o “Entre na Roda”, ambos em parceria com a Fundação Volkswagen; e o programa “Ler e Escrever” e o “SP faz Escola” aos estudantes do ensino fundamental I e II, respectivamente.