Um dos marcos do setor no município foi a criação, pelo prefeito Jaime Cruz, do Conselho do Bem Estar Animal
Nesta quinta-feira, dia 4, é comemorado no Brasil o Dia dos Animais. A data é marcante para a Prefeitura de Vinhedo que, durante a administração do prefeito Jaime Cruz, desenvolveu grandes ações em prol da causa animal, com projetos que vão desde a criação de um conselho específico, castração com práticas modernas e convênio com entidade especializada para o encaminhamento de animais silvestres feridos.
“Não basta zelar pela qualidade de vida dos nossos moradores, como, aliás, temos feito, com grandes investimentos por exemplo em Educação e Saúde, mas também devemos cuidar dos animais, e é o que estamos fazendo. Só para citar alguns exemplos, criamos o Conselho do Bem Estar dos Animais no início de 2015 e estabelecemos no ano passado um convênio inédito com a ONG Mata Ciliar, para a qual encaminhamos animais silvestres feridos. Isso é respeito aos animais. Isso é trabalho”, destacou o prefeito Jaime Cruz.
Conselho do Bem Estar Animal
A criação do Bem Estar Animal em Vinhedo foi um marco na causa animal no município. Depois de ser aprovada pela Câmara, a proposta do prefeito Jaime Cruz virou lei no início de 2015. O Combea auxilia na busca pelas condições necessárias para a defesa, proteção, dignidade e os direitos dos animais nativos, exóticos, selvagens ou domésticos, acompanhando a execução de políticas públicas que levam à convivência harmoniosa entre a espécie humana e as demais espécies de animais.
O Combea é composto por Clínicas Veterinárias, Comissão de Bem-Estar Animal da OAB de Vinhedo, Adota Vinhedo, Sopravi, SOS Direito Animal e por diversas secretarias municipais da Prefeitura de Vinhedo.
Convênio com a Ong Mata Ciliar
Em mais uma prova de respeito à causa animal, o prefeito Jaime Cruz procedeu, no primeiro semestre de 2017, a celebração de um convênio inédito entre a Prefeitura de Vinhedo e a Organização Não Governamental (ONG) Mata Ciliar, localizada em Jundiaí, para o encaminhamento de animais silvestres feridos que forem encontrados no município.
Desde então, animais silvestres encontrados feridos em Vinhedo e que precisam ser monitorados são encaminhados para a entidade, o que pode ser feito pela Guarda Civil Municipal, por meio do Grupo de Ações Preventivas Ambientais (GAPA), Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros, mediante o acionamento de qualquer cidadão. Além disso, a ONG também faz a instrução e treinamento dos GCMs para lidar com esses animais durante o transporte.
Retorno das castrações
Outra ação importante da Prefeitura de Vinhedo foi a retomada, em setembro, das cirurgias de castração de cães e gatos do município. Os procedimentos estão sendo oferecidos após investimento, por meio da Secretaria de Saúde, de R$ 98 mil em novos equipamentos para promover mais segurança e conforto aos animais submetidos à cirurgia, além de obras necessárias para melhorias no local.
Os novos equipamentos adquiridos incluem respiradores, máquina de oxigênio e manta térmica. Além disso, a Prefeitura de Vinhedo utiliza anestesia inalatória, mais segura que a intravenosa, que traz menor risco aos animais, além de proporcionar o retorno e recuperação mais rápida.
Os procedimentos priorizam os animais da população de baixa renda e animais provenientes de situações de risco acolhidos por ONGs voltadas à proteção animal, com divulgação, de forma transparente, no site da Prefeitura, da lista de espera. Interessados em castrar seus animais devem procurar o Departamento de Vigilância em Saúde, que fica na Avenida João Paffaro, 556, Pinheirinho, de segunda a sexta das 7h30 às 16h30, para a inscrição. Informações também podem ser obtidas pelo telefone (19) 3826-7486.