Cerca de 40 professores da rede municipal de ensino e funcionários da Secretaria da Educação participaram na sexta-feira, 18 de março, da primeira capacitação do projeto “Entre na Roda”, que tem entre seus principais objetivos estimular a leitura e ampliar o conhecimento de diferentes gêneros textuais entre os alunos. O encontro ocorreu no Centro de Educação Infantil (CEI) Dona Benta, no Condomínio São Joaquim, e contou com a realização de várias atividades entre os participantes.
O curso – que terá oito encontros e carga horária de 64 horas – será oferecido em Vinhedo por meio de uma parceria firmada entre a Prefeitura e a Fundação Volkswagen, que considera a cidade uma grande aliada na promoção de práticas educacionais que contribuam à formação de alunos e à capacitação constante de educadores.
O prefeito Milton Serafim ressaltou que iniciativa já é considerada um importante apoio aos trabalhos desenvolvidos em sala de aula, pois ajuda a transformar os alunos em competentes leitores e auxilia no aperfeiçoamento de suas capacidades de escrita e leitura. “Parcerias como esta enriquecem cada vez mais o ensino praticado na rede municipal”, comentou.
De acordo com o vice-prefeito e secretário da Educação, Jaime Cruz, a aplicabilidade do conteúdo do curso durante as aulas será acompanhado pela Prefeitura e pela Fundação. Outro fator que deve ser enfatizado, segundo o secretário, é que este tipo de capacitação melhora ainda mais a qualidade de ensino ministrado aos alunos das escolas municipais, pois envolve o professor em novas iniciativas didáticas e, consequentemente, promove a valorização e atualização de seus conhecimentos.
Além de englobar capacitações mensais com os educadores da rede, o convênio entre a Prefeitura e a Fundação Volkswagen ainda contempla a doação de um baú com mais de 200 clássicos da literatura infantil às unidades escolares participantes do “Entre na Roda”.
Escola-piloto
O ensino fundamental também integra a parceria entre a Prefeitura e a Fundação Volkswagen. A Escola Municipal (EM) Dom Mathias foi escolhida para ser a primeira a receber o programa, com enfoque especialmente nos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
O aproveitamento dos estudantes participantes será avaliado pela secretaria, para que seja possível estender o “Entre na Roda” para todas as outras unidades de ensino fundamental da cidade. Os treinamentos com os docentes da escola já iniciaram e são feitos mensalmente em São Paulo. A unidade também receberá o baú com mais de 200 livros.