Para tentar evitar a propagação de casos no município, a Prefeitura está orientando os profissionais de saúde sobre a importância de se fazer o diagnóstico e está encaminhando comunicado para ser colocado na agenda dos alunos para orientar os pais sobre as recomendações de higiene
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vinhedo alerta a população sobre a incidência de conjuntivite nesta época do ano. O estado de São Paulo registrou nos dois primeiros meses deste ano mais de 16 mil casos de conjuntivite, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Surtos da doença aumentam após o carnaval, quando o contato entre as pessoas aumenta.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, os casos de conjuntivite registrados em Vinhedo são isolados, mas ações estão sendo realizadas para que não ocorra propagação de casos no município. Por esse motivo funcionários do setor de Vigilância Epidemiológica percorrerão as unidades básicas de saúde para orientar pediatras e clínicos geral sobre a necessidade de se fazer o diagnóstico precoce e em casos leves iniciar o tratamento com medicação, sem a necessidade de encaminhar um paciente ao oftalmologista.
Em parceria com a Secretaria de Educação serão distribuídos comunicados nas unidades de ensino infantil para ser colocado na agenda dos estudantes para alertar os pais ou responsáveis sobre os cuidados necessários para prevenção. Funcionários da saúde também irão percorrer as escolas de ensino fundamental para orientação de higiene.
Apesar de não ser grave, a doença incomoda e é transmissível, motivo pelo qual deve ser tratada adequadamente, de acordo com recomendações médicas.
A conjuntivite é uma inflamação dos olhos, que pode ser alérgica ou de fácil contaminação causada por vírus ou bactérias.
Ambientes coletivos, como escolas, creches e fábricas são os locais de maior disseminação da conjuntivite. Para evitar a doença, são recomendados cuidados de higiene pessoal, como lavar com freqüência mãos e rosto; evitar coçar os olhos; usar lençol, toalhas, travesseiros e fronhas individuais e com trocas diárias quando estiver com os sintomas; não compartilhar objetos de uso pessoal; evitar frequentar piscinas e locais com grande aglomeração de pessoas.
Para o tratamento, é recomendado lavar os olhos com água limpa, fervida e fria; e usar medicamento conforme recomendação médica.
O trabalho de prevenção da Secretaria de Saúde de Vinhedo segue as recomendações do CVE – Centro de Vigilância Epidemiológica.
Em caso de sintomas, o paciente deve procurar o serviço de saúde mais próximo para tratamento.
Informações no setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde pelo telefone 3876-6777.
Conjuntivite – Sintomas
– Olhos avermelhados
– lacrimejamento
– sensação de areia nos olhos
– pálpebras inchadas e avermelhadas
– intolerância à luz
– pálpebras grudadas ao acordar
– visão borrada
A conjuntivite viral apresenta uma secreção esbranquiçada e em pouca quantidade. Leva aproximadamente 15 dias para curar
A conjuntivite bacteriana produz secreção amarelada em abundância e leva de 3 a 5 dias para curar com tratamento