Guarda Civil Municipal destacou queda nas ocorrências registradas de sábado a terça-feira em comparação com 2010
A área da segurança teve resultado positivo durante o período de carnaval. De acordo com a Guarda Civil Municipal de Vinhedo, o município apresentou queda nas ocorrências registradas em comparação com o mesmo período do ano passado. Um dos destaques foi para a diminuição dos roubos na cidade: em 2010 foram relatadas duas ocorrências, enquanto que em 2011 não houve registro.
Ainda segundo os dados da corporação, outra atividade que teve queda no número de incidências foi o de brigas durante as festividades. Apenas uma ocorrência foi registrada pela Guarda durante os quatro dias de folia neste ano, sendo que no ano passado seis brigas tiveram que ser controladas pela corporação. Também houve diminuição no número de pessoas abordadas por embriaguez ao volante, apenas uma em 2011 contra duas em 2010; e no de recolhimento de veículos por documentação irregular, três no ano passado e somente uma neste ano.
Para o prefeito Milton Serafim, o balanço positivo durante o carnaval é resultado do trabalho preventivo e ostensivo realizado diariamente pela Guarda em diversos pontos de Vinhedo, sempre em cooperação com as equipes das Polícias Militar e Civil. “Oferecer mais segurança aos munícipes sempre será uma das bases de nosso trabalho. Por isso, a equipe continuará com ações efetivas no combate à criminalidade e a Prefeitura investirá cada vez mais nesta área”, disse.
O secretário de Transportes e Segurança, Toninho Falsarella, ainda enfatizou que para lidar com diferentes tipos de situação o grupo realiza uma série de capacitações e cursos preventivos, entre eles o de controle de tumultos e para o uso de armamento específico. “Estas duas qualificações em especial nos ajudaram bastante durante o patrulhamento das atividades em vias públicas, como o desfile dos blocos de rua”, comentou.
Em comparação com 2010, a Guarda também informou que registrou apenas aumento no número de furtos na cidade, de zero no ano passado para um em 2011. A ocorrência aconteceu no bairro Nova Vinhedo.
Uso de armas não letais
Com o objetivo de preservar a segurança e oferecer mais conforto aos que participam de atividades em que há um grande número de pessoas, a Guarda utiliza desde o início deste ano um jato líquido a base de gengibre. Diferente do conhecido gás de pimenta, que se espalha pelo ar e afeta o agressor e todos que estão por perto, o produto tem ação mais certeira e atinge apenas o causador do incidente.
De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal de Vinhedo, Osmir Cruz, o jato foi utilizado durante o controle da única ocorrência de briga durante o carnaval e mostrou-se mais uma vez efetivo. “Além de ajudar no controle da situação, o produto não prejudica as pessoas que estão ao redor. Ao ser utilizado, ele é direcionado nos olhos do agressor e pode ser retirado com o uso de água em abundância. Em meia hora o efeito desaparece, tempo suficiente para conduzirmos o indivíduo para a delegacia”, explicou.
Vinhedo foi a primeira cidade da Região Metropolitana de Campinas a utilizar o produto em ações preventivas e ostensivas de segurança.