02 MAR 2011
Mais de 1,8 mil alunos serão beneficiados com o término das reformas de seis escolas da rede municipal

Obras seguem até o mês de abril; ampliações continuam em ritmo acelerado

Com o objetivo de oferecer estrutura adequada aos alunos, a Prefeitura de Vinhedo realiza uma série de reformas e reestruturações em várias unidades escolares da rede municipal de ensino. Em abril, cerca de 1,8 mil estudantes serão beneficiados com o término das reformas e readequações dos Centros de Educação Infantil (CEI) Pica-pau, Chapeuzinho Vermelho e Grilo Falante e das Escolas Municipais (EM) Dom Mathias, Abel Maria Torres e Professor Cláudio Gomes.

Todas estas unidades escolares estão com a pintura quase concluída e tem os pisos das quadras reformados, sendo que no CEI Pica-pau a cobertura da quadra está quase finalizada. Nas outras cinco escolas – EMs Dr. Jair Mendes de Barros, Professor Ricardo Junco Neto, Professor André Franco Montoro, Maria de Lourdes e no CEI Monteiro Lobato – a Prefeitura continua com a revisão das partes elétrica e hidráulica e faz a troca de telhado, do revestimento e dos pisos interno e externo.

Nestas escolas ainda são feitas substituições de esquadrias, das portas, dos vidros e da estrutura do telhado nos casos em que é necessário. A iluminação externa, os alambrados e playgrounds também continuam em reestruturação. No espaço de recreação das crianças no CEI Monteiro Lobato é feito um muro de alvenaria, que aumentará a segurança oferecida aos alunos.

Durante o período de obras, todas as áreas em reformulação ou reforma são isoladas pela Prefeitura para não oferecer risco estudantes e professores. “Tomamos todas as medidas necessárias para não prejudicar o rendimento dos alunos. Eles serão os principais beneficiados com todos estes investimentos na área de infraestrutura, pois terão espaços adequados ao estudo e poderão usufruir estas melhorias durante muitos anos”, disse o prefeito Milton Serafim.

As melhorias feitas pela Prefeitura nas instalações das unidades escolares não terminam por aí. Duas escolas estão em fase de ampliação, como o CEI Pequeno Polegar, no qual atualmente são feitos serviços de alvenaria; e o CEI Visconde de Sabugosa, que está em fase de fundação.

Na nova unidade de educação infantil, que é construída ao lado do atual Sesi, é feita a elevação de alvenaria e nas próximas semanas será iniciada a colocação de lajes. No CEI Turma da Mônica, a previsão é que as construções iniciem em breve.

Capela

A região da Capela também será beneficiada com os investimentos de estrutura na área educacional. A localidade ganhará até abril uma nova creche, que atenderá cerca de 40 crianças de quatro meses a dois anos e 11 meses de idade. No momento, a Prefeitura continua a realizar a reforma dos sanitários e faz a instalação de lavatórios e bancadas apropriadas. A unidade receberá pintura assim que os trabalhos em andamento forem finalizados.

Já o novo Complexo Educacional, que atenderá alunos da educação infantil e ensino fundamental, encontra-se na fase de terraplenagem e de adaptação do solo para receber a estrutura do prédio. Em aproximadamente duas semanas, a Prefeitura iniciará os serviços de fundação no terreno.