A Prefeitura Municipal de Vinhedo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, nomeou no mês de setembro, a nova comissão responsável pela implantação das ações da Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P e também do documento ‘Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável’ no município.
“A sustentabilidade no âmbito governamental tem sido cada vez mais um diferencial da nova gestão pública, onde os administradores passam a ser os principais agentes de mudança. Estas duas agendas mais o Programa Município VerdeAzul tem em comum a propostade sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável” – afirma o prefeito Jaime Cruz.
A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), é uma ação que busca a construção de uma nova cultura institucional nos órgãos e entidades públicas. A A3P tem como objetivo estimular os gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão socioambiental em suas atividades rotineiras, levando à economia de recursos naturais e à redução de gastos institucionais por meio do uso racional dos bens públicos, da gestão adequada dos resíduos, da licitação sustentável e da promoção da sensibilização, capacitação e qualidade de vida no ambiente de trabalho. Simples e pequenas ações realizadas diariamente, como por exemplo, o uso eficiente da água e da energia, a coleta seletiva, o consumo responsável de produtos e serviços, entre outros, contribuem para este processo.
Já a Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. São objetivos e metas claras, para que todos os países adotem de acordo com suas próprias prioridades e atuem no espírito de uma parceria global que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro.
A comissão é formada por servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, Secretaria da Educação, Secretaria de Governo, Secretaria de Obras, Secretaria de Negócios Jurídicos, Secretaria da Saúde, Secretaria da Fazenda e da autarquia Saneamento Básico de Vinhedo – SANEBAVI. Além da comissão, terão subcomissões em cada secretaria para implantação e desenvolvimento destas agendas, visando a pontuação na Diretiva Município Sustentável do Programa Município VerdeAzul.