De outubro, quando o projeto foi iniciado, a dezembro de 2010, 158 mulheres que realizaram o parto na Santa Casa receberam orientações da equipe de enfermagem da Rede Municipal de Saúde
Desde outubro do ano passado, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, tem prestado um trabalho diferenciado de assistência às mães e aos recém-nascidos dentro da Santa Casa. Por meio do Programa Vidas – Vinhedo Desenvolvendo Ações de Saúde – foi criado o projeto Mamãe Bebê com objetivo de reduzir a taxa de mortalidade materno-infantil, levar conscientização e explicação sobre a importância da amamentação, diminuir o desmame precoce e acompanhar o desenvolvimento do bebê nos primeiros dias de vida e a mãe após o parto.
De segunda a sábado, a equipe da Secretaria de Saúde, formada por enfermeiras e técnicas em enfermagem, fazem uma avaliação da saúde do bebê, realizando a sua classificação de risco e prestam às mães as primeiras orientações sobre amamentação.
Através deste trabalho, a Prefeitura realiza dentro do hospital a vacina BCG e o teste do pezinho, dentro das 48 horas do nascimento do bebê. A imunização contra hepatite B e do teste da orelhinha (triagem auditiva), que já eram oferecidos na Santa Casa, continuam sendo feitos no local.
A equipe de saúde da Prefeitura também realiza, na alta hospitalar, o agendamento da primeira consulta do bebê ao pediatra da Rede Municipal de Saúde até 10 dias após o nascimento e da mãe ao ginecologista até 40 dias depois do parto. Já em casa, mãe e bebê também recebem visitas domiciliares de acompanhamento para uma nova avaliação das condições de saúde.
Balanço
De outubro a dezembro do ano passado 158 mães passaram pelo programa desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a Santa Casa. Foram realizados 159 exames do testes do pezinho e 153 vacinas BCG, foram agendadas 100 consultas de retorno ao ginecologista e ao pediatra pela Rede Municipal de Saúde e 231 visitas domiciliares após a alta hospitalar.
Segundo a secretária de Saúde, Nadia Capovilla, o programa está sendo bastante importante para proporcionar atendimento de saúde as mães e aos bebês de Vinhedo. “Muitas mães levavam seus bebês tardiamente para a realização das vacinas e principalmente do teste do pezinho, que é de fundamental importância para detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas ou infecciosas que podem causar lesões irreversíveis no bebê como, por exemplo, retardo mental. A maioria das doenças pesquisadas pode ser tratada com sucesso desde que diagnosticadas antes mesmo de manifestar os primeiros sintomas. Com o programa podemos garantir a realização do teste do pezinho em todas as crianças que nascerem na Santa Casa de Vinhedo, sem que a mãe precise se descolar a unidade de saúde”, explicou a secretária de Saúde.
Para o prefeito Milton Serafim o programa está sendo de fundamental importância porque está conseguindo proporcionar um acompanhamento completo a mães e ao recém-nascido, da rede pública ou privada, desde o nascimento até o acompanhamento médico na Rede Municipal de Saúde.