Cães destacam-se no patrulhamento e controle de ocorrências, junto à Guarda Municipal de Vinhedo; corporação completa 30 anos nesta semana
Se o cão é considerado o melhor amigo do homem, ele também pode ser reconhecido como um grande aliado para a segurança. Isso porque, desde 2002, o município conta o canil da Guarda Municipal de Vinhedo (GMV), composto por seis cachorros que ajudam no patrulhamento ostensivo. “Com muita competência, estes animais desenvolvem um excelente trabalho juntamente com a GMV no patrulhamento da área central e dos locais em que há grande concentração de pessoas, como praças públicas e campos de futebol”, comentou o prefeito Milton Serafim.
Para que possam contribuir no combate à criminalidade, os cães passam por adestramento e realizam com frequência uma série de qualificações. São treinados para realizar a busca de suspeitos e praticantes de delitos, entorpecentes, armamentos e até de pessoas perdidas em mata. De acordo com o secretário de Transporte e Segurança da Prefeitura, Toninho Falsarella, a presença dos cachorros nas ações da Guarda também ajuda a amedrontar as pessoas com má intenção.
Além de ajudar no patrulhamento, os cães realizam um importante serviço junto à comunidade e visitam anualmente todas as escolas da rede municipal de ensino e as entidades locais, fazendo apresentações e levando mais conhecimento sobre o trabalho dos guardas municipais. “Eles geram grande empatia e, por isso, realizamos todos os anos estas visitas. Eles nos ajudam a mostrar a eficiência da guarda e também a nos aproximar ainda mais da comunidade. Sempre são momentos de muita alegria e interação”, ressaltou o comandante da GMV, Osmir Cruz.
No Canil Municipal, os animais são muito bem tratados e recebem uma série de cuidados, que vão desde a atenção com a alimentação até a higiene.
Entre outras atividades desenvolvidas pela GMV estão o patrulhamento comunitário, responsável por cerca de 70% das ações preventivas na cidade, e a ronda ostensiva municipal, que ajuda na prevenção e no combate de problemas com maior gravidade, dando apoio à Polícia Militar e Civil. Há ainda o Grupo de Ações Motociclísticas, que realiza o patrulhamento em locais nos quais haja grande aglomeração de pessoas e dificuldade na circulação de veículo, e o recém-criado Grupo de Ações Preventivas Ambientais, responsável pela preservação do patrimônio público natural do município.
Sempre um leal companheiro
Não se sabe ao certo quando o cachorro começou a ser domesticado ou adestrado pelo homem. Contudo, alguns historiadores defendem que o início desta relação aconteceu há vários anos, antes mesmo do nascimento de Cristo. Por causa de suas diversas habilidades, como caça e pastoreio, os cães são hoje amplamente reconhecidos por sua lealdade e por serem dóceis, ajudando, inclusive, no tratamento de enfermos e em outras atividades terapêuticas.