A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, alerta a população sobre as novas regras para venda de antibióticos pelas farmácias e drogarias.
De acordo com a RDC 44, publicada em 26 de outubro de 2010, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a venda de medicamentos contendo antibióticos, isolados ou em associação, fica sujeita à retenção de receita e controle pelas farmácias e drogarias.
A resolução estabelece o controle para todos os antibióticos de uso sob prescrição, ou seja, todas as formas farmacêuticas comercializadas que possuem tarja vermelha e são de venda sob prescrição incluindo os de uso dermatológico, ginecológico, oftálmico e otorrinolaringológico.
A retenção das receitas de medicamentos é obrigatória a partir de 28 de novembro de 2010 e deverão ser realizadas por todas as farmácias e drogarias.
Segundo as novas regras da ANVISA, as receitas serão emitidas pelo médico em duas vias: a primeira ficará com a farmácia e a segunda com o paciente e terão validade de apenas 10 (dez) dias a contar da data de sua emissão.