20 OUT 2010
Prefeitura de Vinhedo realiza obras de infraestrutura na cidade

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Obras, aproveitando o período sem chuvas, está realizando várias obras de infraestrutura urbana pela cidade. Melhorar as condições de habitação da população é um dos grandes desafios da administração Milton Serafim. Para isso, obras estão sendo realizadas em diversas áreas populares do município.

No bairro Jardim das Paineiras, as vielas estão sendo construídas desde a última semana. Por segurança, estão sendo construídos muros de arrimo de 1 a 5 metros de altura em alvenaria de bloco de concreto articulado, chumbado e brocas de concreto armado para fundação. A extensão será de, aproximadamente, 700 metros. Além dos muros, serão construídas redes de drenagens na extensão do muro e vielas de piso de concreto.

Essa semana é a vez do Jardim Palmares começar a receber obra de construção de um muro de arrimo para retenção de taludes, construído em bloco de concreto articulado, chumbado com brocas de concreto armado como fundação. Será construído ainda um sistema de drenagem na extensão do muro com canaletas de concreto e tubo de PVC.

Outra ação que foi realizada em caráter emergencial, e já concluída, foi a canalização do córrego Pinheirinho na Rua Manoel Matheus com a Rua Salvador Rotella. No local, foram construídos dois muros de pedras com 60 metros de extensão, 3 metros de altura e 80 cm de largura, cada um, para conter um deslizamento de terra e evitar que a rua cedesse.

Ainda sobre melhorias na infraestrutura, a Prefeitura realizou obras de recomposição do talude da Avenida Cachalote. As obras tiveram a finalidade de proteger a rede pluvial que estava exposta e recompor o talude em um trecho de aproximadamente 200 metros, que acabou cedendo devido à infiltração provocada pelas fortes chuvas do início do ano.

Desde o início das fortes chuvas, no fim do ano passado, técnicos da Secretaria de Obras da Prefeitura monitoravam a área devido à possibilidade de novos escorregamentos de terra que poderiam, inclusive, afetar a segurança de pedestres e veículos, já que a erosão atingiria as calçadas e a via expressa da referida avenida.

Outra frente de trabalho da Prefeitura, em parceria com a Codasp – Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo através do ‘Programa Melhor Caminho’, são as obras de melhorias em estradas ainda não asfaltadas de Vinhedo. Foram selecionadas pela Codasp cinco estradas municipais, VNH 282 (Augusto Zanotti), VNH 246 (Carolina Von Zuben), VNH 144 (Cosmo Luis Vargas e João Paffaro), VNH 003 (Afonso Garbuio).

Para alongar a vida útil dessas vias, e garantir melhores condições de tráfego, será feita a correção do leito das estradas com um sistema de drenagem mais eficiente, alargamento das vias até seu limite com adequação de talude e tratamento primário utilizando-se primeiramente de solo e, em seguida, o recobrimento com material granular.

O objetivo do ‘Programa Melhor Caminho’ é conservar estradas municipais de terra, de forma a preservar os recursos naturais, especialmente a água e o solo, prevenindo e controlando processos erosivos decorrentes do escoamento das águas pluviais.