14 OUT 2010
Projeto Guri Apresenta Mostra de 15 Anos no Teatro Municipal

Com o objetivo de incentivar a aproximação e troca de conhecimento entre seus guris, o Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG), promove a Mostra de 15 Anos do Projeto Guri.

O tradicional encontro regional de polos do Projeto, que reúne alunos de todo o estado em um intercâmbio musical e cultural, será especial em 2010. Em comemoração ao aniversário de 15 anos do Projeto, o encontro se transforma em Mostra, privilegiando a Cultura Popular Brasileira. Serão mais de 6 mil guris, em 25 eventos distribuídos por todas as regiões do estado.

A primeira cidade a sediar a Mostra de 15 Anos será Vinhedo, que recebe, dias 14 e 15 de outubro, no Teatro Sylvia de Alencar Matheus (Rua Monteiro de Barros, 101), das 13h às 18h, cerca de 450 guris dos polos de Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Aguaí, Piracicaba, Santo Antonio de Posse, Jundiaí, Indaiatuba e Vinhedo.

Em Vinhedo o Projeto Guri é uma parceria da Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e é realizado nas dependências do Centro Cultural Eng. Mário Pescarini.

Elis Regina, Pixinguinha, Dorival Caymmi, Ary Barroso, Paulinho Nogueira e Tim Maia serão alguns dos artistas homenageados nas apresentações dos guris. Além disso, os jovens mostrarão também seu talento com diversas composições próprias e terão a oportunidade de participar de atividades de integração musical (composição, jogos e oficinas) desenvolvidas pela maestrina Claudia Feres, convidada especial para a Mostra em Vinhedo.

15 Anos de Cultura

De acordo com a diretora executiva da AAPG, Alessandra Costa, com a Mostra, o Projeto Guri privilegia os diversos perfis culturais de seus alunos. “Apresentaremos as manifestações que tecem a unidade criativa de cada região – desde o samba de roda até o maracatu, passando pela moda de viola, os grupos de música pop, de percussão e muitos outros”.

A atividade de integração musical foi pensada no sentido de proporcionar aos alunos um momento de fruição, criação e prática coletiva de música a partir dos conceitos e experiências desenvolvidos e vivenciados por eles nos polos. “Durante os encontros, os alunos deverão ser provocados a pensar sobre a música em suas dimensões distintas e confluentes: fenômeno sonoro, discurso, identificação, produto e constructo social. Incentivaremos também o processo de escuta do outro, o reconhecimento da necessidade de sociabilizar saberes, respeitar e valorizar as diferenças e trabalhar na diversidade”, conclui a diretora.

SOBRE A AAPG

A Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG), organização social de cultura, administra desde 2004 o Projeto Guri em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. A missão da AAPG é promover, com excelência, a educação musical e a prática coletiva de música, tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação.

Idealizado pela Secretaria de Estado da Cultura, o Projeto Guri é o principal projeto da AAPG e existe desde 1995. O Guri é um projeto socioeducativo que oferece continuamente, nos períodos de contra-turno escolar, cursos de iniciação e teoria musical, coral e instrumentos de cordas, madeiras, sopro e percussão. Atualmente o Projeto Guri realiza 43 mil atendimentos em 305 municípios do Estado de São Paulo. Qualificada como organização social de cultura pelo Governo de São Paulo, a AAPG conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas.

As empresas que queiram colaborar com a AAPG e contribuir para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens podem usufruir de leis de incentivo fiscal como a Lei Rouanet e o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD).