A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, iniciou na manhã desta, dia 15, um mutirão de fiscalização em estabelecimentos na área de alimentos. Neste primeiro momento serão priorizados os restaurantes, cantinas e buffets da cidade, mas a fiscalização será feita em todos os locais que manipulam alimentos.
Cerca de 600 estabelecimentos que estão registrados atualmente na Vigilância Sanitária serão inspecionados. Uma equipe de doze fiscais da vigilância sanitária, que passou por capacitação específica, avalia itens estabelecidos na Resolução da Anvisa 216/ 04, entre eles os procedimentos de manipulação, as condições de higiene do local, a estrutura física, a procedência dos produtos, a potabilidade da água, a capacitação dos funcionários quanto às boas práticas de manipulação doa alimentos bem como a condição de saúde dos manipuladores. Além das inspeções de rotina, que acontecem de segunda a sexta-feira, as visitas do mutirão serão feitas uma vez por semana em uma média de 30 inspeções por dia.
“O objetivo da fiscalização é garantir que os estabelecimentos ofereçam ao consumidor um produto com preparo e armazenamento adequado e saudável, respeitando as recomendações de higiene e manipulação”, explica a secretária de Saúde, Nádia Capovilla.
Em 2009 a Prefeitura realizou, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), dois cursos de capacitação com os manipuladores com grande número de participantes.
Autuação
Em caso de constatação de risco durante a inspeção ou necessidade de descarte de produtos é feita uma notificação para que o estabelecimento faça as devidas adequações. Os casos mais graves poderão sofrer autuação ou interdição.