13 AGO 2010
Centro de Atenção à Saúde da Mulher será referência em atendimento

Local funcionará dentro dos conceitos de humanização e acolhimento propostos pela administração do prefeito Milton Serafim

O Centro Atenção à Saúde da Mulher – CASM – construído pela Prefeitura na Capela, região mais populosa de Vinhedo, será referência em atendimento a pacientes do sexo feminino.

O local contará com recepção, sala de grupo, consultórios para atendimento psicológico e social, consultórios ginecológicos, sala de enfermagem, esterilização, arquivo, copa e área de serviço.

Segundo o prefeito Milton Serafim, Vinhedo contará com um espaço específico para atender as mulheres. “Haverá em Vinhedo um atendimento mais humanizado. Será um local de acolhimento, direcionado para atender com qualidade todas as necessidades das mulheres do nosso município, além de ações complementares planejadas como palestras e orientações. Tenho certeza de que esta é uma obra que irá beneficiar muito a nossa população”, disse o prefeito Milton Serafim.

O prédio, com 183 m² de área construída em duas etapas, estará localizado ao lado da Policlínica da Capela. De acordo com a secretária de Saúde, Nadia Capovilla, a escolha do local de construção foi estratégica, por estar ao lado do PA – Pronto Atendimento da Policlínica da Capela que funciona 24 horas, com médicos clínico geral e pediatra de plantão. “O Centro de Atenção à Saúde da Mulher será um local especializado no acolhimento as mulheres, oferecendo atendimento médico, psicológico, social em um ambiente especialmente pensado para elas”, explicou a secretária de Saúde.

O CASM também irá acolher as mulheres vítimas de violência que necessitem de intervenção ginecológica e atenção social e psicológica.

Haverá sala com equipamento de ultrassom para agilizar o processo de diagnóstico e intervenções médicas e também está sendo analisada a implantação de um ambulatório de mastologia no local.

Adolescentes e gestantes também terão atenção especial. As sala de orientações e grupo que serão implantadas no Centro de Saúde da Mulher irão permitir o desenvolvimento de atividades educativas como planejamento familiar, prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) e de gravidez, além de assistência pré-natal.

Policlínica ganhará novas especialidades

Com o funcionamento do Centro de Atenção à Saúde da Mulher, o atendimento ginecológico e obstétrico (hoje oferecidos na Policlínica da Capela) também passará a ser realizado no local, liberando espaço físico na unidade de saúde para atendimento de novas especialidades médicas, como gastroenterologia, angiologia, psiquiatria e neurologia infantil.

——————————————————————————–