05 AGO 2010
Troca de rede reduz custo com perdas e garante qualidade à água do município

Quase 19 km de rede de água foram substituídos pela Sanebavi em seis bairros da cidade

A Sanebavi (Saneamento Básico Vinhedo), por meio do programa de controle de perdas de água tratada, executou até o momento o assentamento de 18.648 metros de tubos, substituindo quase 19 km da rede de água em fibra cimento e ferro galvanizado por PVC, em seis bairros de Vinhedo.

“A substituição é um dos maiores e mais importantes investimentos já realizados em Vinhedo, e dará maior regularidade ao abastecimento de água, sem contar que conseguiremos evitar o desperdício que ocorria com as deficiências da tubulação antiga”, comentou o prefeito Milton Serafim.

O objetivo da troca, que abrangerá um total de 46 quilômetros, é diminuir as rupturas no sistema de abastecimento e oferecer uma distribuição de água com mais qualidade à população, além de promover a redução de custos provocados por perdas de água.

O assentamento dos tubos já foi realizado nos bairros Vila João XXIII, Vila Romana, Vila Junqueira, Jardim Três Irmãos, Jardim Alba e no Jardim São Matheus. Nas próximas semanas, a substituição seguirá para o Jardim Santa Emília (Zechin), e será iniciada a implantação das ligações nos bairros já finalizados. Ao todo 12 bairros serão contemplados.

A fibra cimento e o ferro galvanizado com o passar do tempo podem desgastar e oxidar. Para os tubos foi escolhido o PVC, material mais apropriado, pois não possui metais em sua composição. A fibra cimento e o ferro galvanizado com o passar do tempo podem oxidar.

“A obra é essencial para a população e os objetivos já estão sendo alcançados. O exemplo deve vir do poder público que deve eliminar o máximo de perdas de água na cidade e com essa postura, incentivar a população a economizar água”, reforçou o superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim (Canjica). O investimento é de R$3milhões.