Cidade tem avanço contínuo na avaliação dos ensinos Fundamental I, onde o índice já supera até mesmo as metas de 2019 e 2021, e também no Fundamental II
O resultado mais recente do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB – confirma o desenvolvimento constante da qualidade do ensino oferecido pela Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Educação, aos estudantes da Rede Municipal. Na versão divulgada nesta terça-feira, dia 3, que tem como base dados de 2017, o município recebeu a melhor avaliação na série histórica do indicador, desde 2007.
“É importante observar o salto de qualidade na Educação de Vinhedo por este importante índice, que é o IDEB. Nota-se que é a melhor nota de Vinhedo desde 2007, ou seja, estamos em processo contínuo de desenvolvimento e aprimoramento da qualidade no Ensino, tanto nos anos iniciais como finais”, destacou o prefeito Jaime Cruz.
O IDEB, que é realizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, leva em conta diversos fatores. É calculado com base no aprendizado dos alunos em Português e Matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação).
A maior evolução apontada pelo estudo com relação a Vinhedo diz respeito ao índice do Fundamental I, chamado de ‘anos iniciais’. Neste caso, o município atingiu nesta versão do IDEB a nota 7,2, bem superior à meta, que era de 6,5, e maior até que as metas estabelecidas para 2019, de 6,7, e de 2021, de 6,9. No estudo anterior, a cidade obteve o índice 6,6, e em 2007, era de 5,3. Avanço também no Fundamental II, conhecido como ‘anos finais’, com índice 5,3, superior ao 5,2 alcançado em 2015. Em 2007, era 4,7.
“A Educação da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Vinhedo é reconhecidamente uma das melhores não somente da região, mas do Brasil. E o trabalho é no sentido de melhorar sempre. Já conquistamos avanços importantes, mas seguimos focados para alcançar resultados cada vez melhores”, salientou o secretário de Educação, Gilberto Lorenzon.
Português e Matemática
Os estudantes vinhedenses obtiveram, em Língua Portuguesa, nos anos iniciais, a 3ª melhor nota da Região Metropolitana de Campinas e a 77ª melhor do Brasil entre 5.570 municípios, com o índice 249. Já em Matemática, também nos anos iniciais, a cidade obteve a 2ª melhor nota da RMC, com o índice 262,82. Nos anos finais, o município alcançou nota 273,91 em Língua Portuguesa e 274,82 em Matemática.
“É um sinal de que o município caminha na trilha da qualidade da Educação, sempre com propostas novas e renovadas para melhorar ano a ano. Ver esse resultado é muito motivador, sobretudo pelos índices positivos que nossos alunos alcançaram, graças ao empenho e dedicação de todos os profissionais da Rede Municipal. Tive a oportunidade de estar como secretário de Educação, em Vinhedo, durante o período de 2009 a 2013. Portanto, desde 2009, participo diretamente desta evolução positiva da Educação da nossa cidade, que é considerada uma das melhores do nosso Brasil”, concluiu o prefeito Jaime Cruz.