Com objetivo chamar a atenção de mães e gestantes vinhedenses para a importância do aleitamento materno para a saúde dos bebês, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, inicia a partir desta segunda-feira, dia 2, a Roda da Amamentação. Até a próxima sexta-feira, dia 6, serão desenvolvidas palestras nas Unidades Básicas de Saúde ministradas por pediatras da Rede Municipal de Saúde, em diversos horários, para marcar a Semana Mundial da Amamentação.
“É um evento extremamente importante que chamará a atenção da população para a importância do aleitamento materno feito de forma saudável e natural”, declarou o prefeito Milton Serafim.
Durante a atividade estão sendo abordados assuntos sobre o tema, apresentação de vídeos, e as mães e gestantes terão também a oportunidade de tirar suas dúvidas com o pediatra. Para as participantes serão entregues kits doados por um laboratório, composto por soro fisiológico para limpeza nasal, pomada para evitar fissuras no mamilo, material informativo sobre amamentação e sobre o teste do pezinho.
Para participar, basta comparecer a alguma das unidades de saúde no dia e horário das palestras.
A gestante Jucirley Oliveira aguarda a chegada da sua primeira filha Maria Luíza para os próximos dias e aprovou a iniciativa da Prefeitura de prestar orientações sobre amamentação. “Estou bastante ansiosa com a chegada da minha filha, é a primeira atividade que participo como esta sobre orientação e gostaria de saber mais sobre os cuidados com o bebê”, declarou a futura mamãe.
A moradora do Jardim São Matheus, Elieide Maria dos Santos, amamentou sua filha Raini Vitória até os dois anos. “Prolonguei o período de amamentação porque ficava preocupada com a saúde da minha filha, que hoje está com quatro anos. Ela nunca fica doente e nunca teve alergia e acho que isso é por causa do leite materno que recebeu”, informou a mãe de 23 anos.
Segundo dados da Secretaria de Saúde nasceram vivos no ano passado 866 bebês residentes no município, sendo que 804 crianças nasceram no período de 37 a 41 semanas de gestação. No ano passado, 856 mulheres realizaram o pré-natal na rede pública e privada, sendo que deste total 761 compareceram em sete ou mais consultas de retorno no consultório médico, um número considerado bastante positivo pela secretária de Saúde, Nadia Capovilla. “É fundamental que as mães realizem o pré-natal para se sentirem seguras e aptas a amamentarem seu filho, já que o leite materno é a alimentação mais completa que um bebê pode ter”, declarou a secretária de Saúde.
Teste do pezinho
O Teste do Pezinho é um exame laboratorial simples que tem o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e ou infecciosas que poderão causar lesões irreversíveis no bebê, como por exemplo, retardo mental. A maioria das doenças pesquisadas pode ser tratada com sucesso desde que diagnosticadas antes mesmo de manifestar os primeiros sintomas.
O período ideal para a realização da coleta do Teste do Pezinho é a partir do 3º dia de vida do bebê ou o mais brevemente possível. Isto não invalida, entretanto, a sua realização em bebês com mais dias de vida.
Em Vinhedo o teste do pezinho é realizado no Centro Médico do Jardim São Matheus, com orientação passada pelo médico ainda no hospital.
Laço Dourado
Durante a Semana Mundial de Amamentação médicos, enfermeiros e demais funcionários das unidades de saúde irão utilizar o laço dourado, um símbolo que promove o valor da amamentação para a sociedade.
A cor dourada para o laço simboliza que a amamentação é o padrão ouro para a alimentação infantil. Cada parte do laço mostra uma mensagem especial: uma parte representa a mãe e a outra a criança. O nó é o pai, a família e a sociedade. As pontas do laço são o futuro.