30 JUL 2010
Prefeitura inicia reforma das quadras das Escolas Integração e Maria de Lourdes Von Zuben

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Obras, iniciou na última semana reforma das quadras poliesportivas da Escola Integração, no Centro, e da Escola Maria de Lourdes Von Zuben, no Jardim Mirian. A Escola Integração ganhará a regularização do piso da quadra poliesportiva, novo sistema de iluminação, troca de portas para acesso aos vestiários, troca das redes de nylon que protegem a arquibancada e nova pintura do piso da quadra com tinta epóxi (mais resistente). Já a quadra da Escola Municipal Maria de Lourdes Von Zuben, ganhará o fechamento das laterais, frente e fundos e nova pintura de piso com tinta epóxi (mais resistente). Nos vestiários, serão feitas as impermeabilizações das lajes, nova elétrica e hidráulica e troca das portas.

De acordo com o Prefeito Milton Serafim, as atividades esportivas são de fundamental importância para as crianças. “Esta obra é mais um investimento da administração na valorização e melhoria dos espaços de ensino com objetivo de oferecer melhores condições de trabalho aos professores e maior qualidade às crianças. Sem contar que a atividade esportiva é muito importante e uma das prioridades da administração municipal", afirmou o Prefeito Milton Serafim.

Obra nas unidades

No início do ano, a Prefeitura deu início ao trabalho de reforma e recuperação de creches e escolas para proporcionar melhor qualidade de ensino aos aproximadamente 11 mil alunos da Rede Municipal de Ensino.

Até o final deste ano, as 31 unidades de ensino da rede municipal deverão passar por reformas.

Investimentos na educação

Em janeiro deste ano, 3,5 mil itens didáticos e pedagógicos entre kits, caixas, jogos e conjuntos foram distribuídos pela Prefeitura nas unidades escolares. Os brinquedos têm funções educativas entre elas estimular a verbalização – caso dos fantoches utilizados em teatros – e aperfeiçoar a coordenação motora e a inteligência das crianças como os blocos, triciclo, cubos ativos, tangran, kit de letras plásticas, dominó de palavras, quebra-cabeças e mosaicos. Para garantir a segurança das crianças, a Prefeitura de Vinhedo exigiu que todos os brinquedos fossem aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e da Fundação Abrinq, que atestam a confiabilidade dos exemplares.

Para os estudantes brincarem com mais segurança dentro das escolas a Prefeitura também realizou a reforma dos parquinhos infantis – os tradicionais playgrounds.

A Prefeitura também realizou a entrega de mais de dez mil kits escolares para todos os alunos da rede. O kit é composto por ferramentas que auxiliarão nas atividades escolares diárias.

Foram adquiridas 80 mesas, que estimulam o desenvolvimento de habilidades como criatividade, raciocínio lógico, coordenação motora, expressão oral e escrita e colaboração no processo de alfabetização.

Além disso, oito mil alunos da rede municipal de Vinhedo a partir dos três anos de idade tiveram a inclusão da Língua Inglesa na grade curricular a partir de 2010, por meio do programa Sun.