22 JUL 2010
Mais nove unidades escolares municipais seguem em reforma

As reformas das unidades escolares realizadas pela Prefeitura de Vinhedo seguem em ritmo forte. Os Centros de Ensino Infantil (CEI) Emília (Casa Verde), Narizinho (Nova Vinhedo) e Pequeno Polegar (Vila João XXIII) já estão em fase de finalização e foram iniciados os trabalhos nos CEI Branca de Neve (Vila João XXIII), Pica-Pau (Jardim Alba) e Grilo Falante/ Chapeuzinho Vermelho (Jardim São Matheus) bem como nas escolas municipais E.M. Dom Mathias (Jardim Bela Vista) e E.M. Cláudio Gomes ( Centro).

O pacote de reformas estabelecido pelo prefeito Milton Serafim para as 31 unidades escolares inclui reparos, troca de piso, inclusive com um modelo específico para bebês nas creches- e também manutenção de toda a parte elétrica e hidráulica, troca de muros e grades, além da pintura interna e externa, conserto dos telhados e adaptação dos banheiros para pessoas com necessidades especiais.

O prefeito Milton Serafim acredita que investir na Educação é uma premissa para a construção de uma cidade melhor. “São muitos reparos que precisam ser feitos por isso estamos usando o período de férias para realizar o trabalho, mesmo assim as obras terão que prosseguir durante as aulas e reitero que sentimos muito pelos transtornos, mas pedimos a compreensão dos alunos, pais e funcionários, pois a manutenção vai trazer mais qualidade às instalações e consequentemente ao ensino das crianças. Escolas precisam receber cuidado constante e infelizmente durante algum tempo isso não foi feito; agora queremos recuperar esses prejuízos para assegurar uma estrutura adequada à rede municipal como felizmente está acontecendo nas escolas que já concluímos”, comentou o prefeito Milton Serafim.

Neste primeiro semestre de 2010 já foram entregues as reformas dos CEI Tia Anastácia (Capela), Saci-Pererê (Jardim Bela Vista) e Cuca ( Jardim Três Irmãos).

Educação na cidade que queremos

Desde que assumiu, o prefeito Milton Serafim tem demonstrado preocupação com a Educação. Em julho de 2009, a Prefeitura de Vinhedo realizou a reformas nos parquinhos infantis, os tradicionais playgrounds, que também não recebiam manutenção há mais de 4 anos e em muitos casos apresentavam risco às crianças. Os locais receberam lixamento e pintura geral; revisão geral com aperto e troca de parafusos; encaixe e solda de brinquedos em tora de eucalipto e troca de peças.

Em setembro, 3,3 mil itens entre colchões, berços, lençóis e toalhas foram entregues esta semana nas creches municipais de Vinhedo. A compra foi feita pela atual Administração Municipal depois de constatar que as unidades de ensino infantil ficaram sem reposição dos produtos nos últimos anos. A medida vai beneficiar aproximadamente 1,5 mil crianças matriculadas nas creches da rede municipal, que passaram a ter o momento do sono, fundamental para o crescimento saudável, mais tranqüilo e confortável.

Em janeiro de 2010, 3,5 mil itens didáticos e pedagógicos entre kits, caixas, jogos e conjuntos foram distribuídos pela Prefeitura nas unidades escolares.

Os brinquedos entregues têm funções educativas entre elas estimular a verbalização – caso dos fantoches utilizados em teatros- e aperfeiçoar a coordenação motora e a inteligência das crianças como os blocos, triciclo, cubos ativos, tangran, kit de letras plásticas, dominó de palavras, quebra-cabeças e mosaicos. Para garantir a segurança das crianças, a Prefeitura de Vinhedo exigiu que todos os brinquedos fossem aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e da Fundação Abrinq, que atestam a confiabilidade dos exemplares.