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JUN
25
25 JUN 2010
Primeira-dama acompanha processo final da produção de vinho dos alunos do Ceprovi
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A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Neusa Serafim, acompanhou no Ceprovi (Centro de Educação Profissional de Vinhedo), o processo final de engarrafamento e rotulagem dos vinhos produzidos pelos 53 alunos do 3º módulo do curso de química. Ela foi convidada pelo presidente da Acovec (mantenedora do Ceprovi), Weber Soldera, e pelo professor da turma e presidente da Avivi – Associação dos Vitivinicultores de Vinhedo, Adilson Amatto, para conhecer todo o processo artesanal de vinho rose suave, feito com a uva Niágara Rosada. O processo durou quatro meses.

Para a primeira-dama, é um orgulho saber que a cultura da cidade está sendo resgatada dentro das salas de aula. “Acho importante os alunos receberem informações e terem conhecimento sobre este assunto. Isso contribui para que eles compreendam a importância que a uva e o vinho representam para o nosso município e para o nosso povo. Queremos que Vinhedo se torne referência nacional na produção artesanal de vinho”, declarou Neusa.

O projeto desenvolvido pelo Ceprovi teve o objetivo de colocar em prática o conteúdo desenvolvido nas aulas sobre fermentação e a importância dos alimentos fermentados, tipos de fermentação (acética, alcoólica) e os conteúdos de gerenciamento, adquiridos na disciplina Gestão e Qualidade.

Os alunos realizaram todo o processo, desde o desengaçamento e o esmagamento dos bagos, manipularam passo-a-passo o processo fermentativo até o processo final, que foi o do engarrafamento, arrolhamento, capsulamento e rotulagem.

“Visamos uma interdisciplinaridade entre as matérias, onde o aluno desenvolveu seus conhecimentos básicos na área técnica de fermentação, elaborando quimicamente o produto e, posteriormente planejou um plano de negócios, aplicando as técnicas necessárias para o gerenciamento do produto no mercado”, explicou o professor Adilson Amatto.

Neste plano, os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver todo o planejamento de marketing, inclusive a rotulagem do vinho.

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