16 JUN 2010
Prefeitura de Vinhedo foi a primeira do Brasil a protocolar pedidos de recursos junto ao PAC 2

A Prefeitura de Vinhedo foi a primeira do Brasil a conseguir cadastrar os projetos de recursos e licenças ambientais junto ao Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2 – do Governo Federal. Foram apresentados ao Ministério da Cidade pedidos de verbas, que totalizam 93,5 milhões, para a realização de diversas obras.

A lista de prioridades foi estabelecida pelo próprio prefeito Milton Serafim após analisar as necessidades emergenciais em cada setor da Prefeitura. “Priorizamos inscrever obras importantes, mas extremamente caras. Precisamos do apoio do Governo Federal para podermos concretizar estas melhorias no município e beneficiar o maior número de famílias possível”, declarou o prefeito Milton Serafim.

A Prefeitura solicitou verba para canalização do córrego Pinheirinho por gabiões (trecho entre a Rua Felisbina Corazzari Matheus e córrego Sterzeck, além do trecho entre as Ruas Manuel Matheus e das Palmeiras e pavimentação asfáltica nas marginais), e do córrego Primavera no trecho entre as ruas Salvador Rotella e Manoel Matheus com pavimentação da Rua Rosa Zanetti Ferragut.

Na parte de infraestrutura urbana será feita a ampliação de três pontilhões existentes embaixo da linha férrea e que hoje permite o acesso do Centro a região dos Sete Bairros. Com a obra será ampliada a passagem para acesso de dois veículos e serão construídas calçadas para permitir a travessia segura dos pedestres. A prefeitura também irá investir em 148 mil m² em pavimentação asfáltica em diversas ruas da cidade. Com a obra também serão feitas guias, sarjetas, sistema de drenagem de águas, sinalização e investimentos em acessibilidade.

Preocupado com a preservação ambiental o prefeito também solicitou junto ao PAC 2 a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água – ETA São Joaquim – com capacidade para atender 30 mil habitantes e para permitir um novo sistema de abastecimento e tratamento de lodo. A ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE 2 – também foi um dos projetos apresentados, para incluir o Distrito Industrial no sistema de tratamento.

Com a aprovação dos pedidos, as prefeituras terão até 2014 para realizar as obras do PAC 2. A contrapartida da Prefeitura será referente a 10% do total de investimentos do Governo Federal.