Durante quatro meses uma força- tarefa será realizada nos bairros com operação cata-bagulho, tapa-buracos, recolhimento de pilhas, baterias de celulares e óleo de cozinha, poda de árvore, limpeza de terrenos e pintura de solo
A Prefeitura lançou nesta segunda-feira, dia 7, a Campanha ‘Jogue Limpo com Vinhedo’, uma atividade inédita no município com o objetivo de trabalhar a limpeza dos bairros e principalmente conscientizar a população sobre o descarte correto do lixo, a importância da reciclagem e combate às doenças como a dengue. O prefeito Milton Serafim acompanhou o início da campanha nos bairros Vila João XXIII e Parque Iolanda e conversou com os moradores que aprovaram a iniciativa da Prefeitura de realizar um mutirão de limpeza com varrição de ruas, poda de árvores, pinturas de guias e sarjetas, sinalização de solo, entrega de materiais de conscientização sobre combate à dengue, recolhimento de pilhas, baterias usadas e óleo de cozinha, operação cata-bagulho e tapa-buracos, entre outras ações.
Para o prefeito Milton Serafim, a Campanha ‘Jogue Limpo com Vinhedo’
é extremamente importante. “É gratificante participar do início desta campanha. Estas ações já são realizadas com frequência pela Prefeitura, mas sempre em bairros distintos. Agora estamos realizando uma força-tarefa, intensificando todas as ações de uma só vez. É uma campanha inédita no município e cidade inteira precisa estar mobilizada nestes meses de ação para ‘jogarmos limpo’ com Vinhedo”, declarou o prefeito Milton Serafim.
Durante quatro meses, a campanha percorrerá todos os bairros da cidade, sempre começando na segunda-feira, com encerramento no sábado, com a realização da operação cata-bagulho.
Faixas serão colocadas em todos os bairros informando a população sobre o início da campanha em cada região.
Lançamento da campanha
O prefeito Milton Serafim também participou do lançamento da Campanha Jogue Limpo com Vinhedo na manhã desta segunda-feira, na Praça Sant´Anna, acompanhado de secretários municipais, vereadores, alunos da rede municipal de ensino e populares.
Além de realizar palestras e prestar orientações aos visitantes das tendas montadas na praça, a Prefeitura realizou o descarte de lâmpadas fluorescentes, para dar uma destinação correta ao vidro e aos materiais tóxicos contidos no interior das lâmpadas, como o mercúrio – elemento químico com ação altamente tóxica. O maquinário que executa a operação, de uma empresa contratada pela Prefeitura para prestar o serviço, foi posicionado na Praça Sant´Anna.
Denominado ‘Papa-lâmpadas’, é um equipamento especial de ciclo fechado que possui dois sistemas de filtragens, um para os fragmentos de vidro e alumínio e outro para os gases como o mercúrio, devolvendo à atmosfera apenas o ar puro. Por funcionar em um sistema a vácuo, isenta o operador de qualquer risco de retrocesso de fragmentos e contaminação pelo vapor de mercúrio.
Cada lâmpada leva apenas um segundo para ser triturada e todo resíduo é reciclado e recuperado.
O representante da loja Tênis & Cia aproveitou a atividade realizada no Centro da cidade para levar lâmpadas fluorescentes para serem descartadas e
avaliou a ação da Prefeitura como positiva. "As lâmpadas velhas estavam em nossa loja e não sabíamos o destino correto que deveríamos dar a elas, e graças a esta campanha encontramos uma forma certa de fazer isso. Este é um excelente momento para contribuirmos com o meio ambiente", disse.
Alguns alunos da 8ª e 9ª séries da escola municipal Integração, que participaram das atividades na Praça Sant´anna, tiveram a oportunidade de triturar algumas lâmpadas. O aluno Antonio Neto, de 14 anos, foi o primeiro a participar da atividade. “Não sabia que esta lâmpada deveria ter este tipo de descarte. Além de ter sido legal colocar a lâmpada no aparelho para ser triturada, pude contribuir e ajudar na preservação do meio ambiente”, disse o estudante.
A professora Maria Lídia Remédio, que já mora há 40 anos em Vinhedo, afirmou que a campanha servirá como conscientização para todas as pessoas da cidade. "Como professora, além de fazer a minha parte economizando água e energia, reciclando o lixo, ainda procuro passar isso aos meus alunos e multiplicar essas informações", destacou.
A coordenadora pedagógica da escola Integração, Maria Silvia Zampieri, disse que é importante os estudantes vivenciarem o que recebem de informação na escola. “Aliar a teoria à prática é muito importante. Certamente estes alunos vão repassar esta conscientização para seus familiares e amigos”, declarou.
A Sanebavi também apresentou aparelhos de hidrômetros com informações sobre controle de perda de água e exposição fotográfica dos mananciais de Vinhedo.
Além de aferição da pressão arterial, a secretaria de Saúde distribuiu folhetos informativos sobre leptospirose, febre maculosa e dengue. A equipe de saúde bucal também levou orientações sobre escovação e higiene.
Caroline Gomes, aluna do oitavo ano da Escola Integração, aproveitou a oportunidade para obter mais informações sobre a forma correta de escovar os dentes. "Aprendi a importância para nossa saúde de escovar bem os dentes, sem esquecer do uso do fio dental", comentou.
A aluna Lauriane Frangiosi Jorge, de 13 anos, aprovou a iniciativa da Prefeitura de levar informações à população. “Gostei muito da palestra sobre reciclagem de lixo e sobre as atividades de saúde bucal. Participar está sendo muito bom”, disse a aluna.
Para o prefeito Milton Serafim é emocionante ver a participação dos jovens, que são multiplicadores de informações. “Não adianta o poder público realizar diversas ações de conscientização ambiental, de prevenção e combate à dengue se não tivermos a ajuda da população”, ressaltou o prefeito.
Coletores de Pilhas e Baterias
Com a Campanha ‘Jogue Limpo com Vinhedo’, a Prefeitura também retoma a colocação de coletores de pilhas e baterias usadas em estabelecimentos comerciais da cidade. Serão 50 suportes que começarão a ser distribuídos nos bairros durante a realização da atividade.
Reciclagem de Óleo de Cozinha
O óleo de cozinha, utilizado em frituras, terão uma nova destinação no município. Junto a Campanha Jogue Limpo com Vinhedo, a Prefeitura fez o lançamento do projeto para coleta de óleo de cozinha.
Além de provocar um enorme prejuízo ambiental, quando jogado pelo ralo da pia, o óleo de cozinha pode provocar entupimento das tubulações nas redes de esgoto, aumentando os custos de tratamento.
Para incentivar a reciclagem do óleo de cozinha a Prefeitura disponibilizará 40 coletores que também serão distribuídos nos pontos comerciais durante o programa. A população poderá entregar o óleo em garrafas pet, que serão recolhidas semanalmente pelos cooperados da Central de Reciclagem de Vinhedo. O material será entregue a uma empresa certificada para a reciclagem do óleo. Em contrapartida, os cooperados receberão material de higiene e limpeza.
Cronograma de trabalho – mês de junho
Data de início Data de término Bairro Ponto de Encontro
07/06 12/06 Vila João XXIII e Parque Iolanda Praça Central
14/06 19/06 Nova Vinhedo e Vila Milanês Praça da Feira
21/06 26/06 Centro da Capela – FASE 1 Praça Aurora Sudário
28/06 03/07 São Matheus (Avenida Presidente Castelo Branco) e Bairro Santa Claudina (Avenida Independência e Rua Julio Palaro) Igreja São Matheus