02 JUN 2010
Alunos da rede municipal desenvolvem atividades ligadas ao meio ambiente

Em sala de aula ou atividades extracurriculares, os estudantes aprendem na prática a importância de um comportamento ecologicamente correto

Os alunos da rede municipal de ensino de Vinhedo aprendem desde pequenos a importância de cuidar do meio ambiente. A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Educação, disponibiliza na grade curricular dos 11 mil estudantes atividades que incentivam um comportamento ecologicamente correto através de atitudes como reutilização do lixo e o consumo consciente de água.

De maneira dinâmica e divertida, as crianças da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e os jovens da Educação de Jovens e Adultos (EJA) confeccionam jogos, brinquedos e acessórios com material reciclado para usarem nas aulas. Palestras, filmes e teatros seguidos de discussão em grupo também fazem parte das atividades ministradas com os alunos da rede municipal. Para conhecer na prática a importância da reciclagem, os estudantes visitam a Central de Reciclagem, na Vila Cascais. Criada em 1999, durante o primeiro mandato do prefeito Milton Serafim, a Central de Reciclagem recebe diariamente sete caminhões de material coletado o que representa 100 toneladas por mês. Deste total, estão sendo recicladas cerca de 90 toneladas mensalmente através do trabalho de vinte e cinco cooperados na separação do material que posteriormente é vendido a sucateiros e indústrias que trabalham com reciclagem. Já para conhecerem o processo de tratamento do esgoto em Vinhedo, os alunos participam de uma visita à uma Estação de Tratamento da cidade.

Em março, a Prefeitura de Vinhedo, por meio das secretarias de Educação e Meio Ambiente, fez a entrega de 900 livros de educação ambiental “Criança Ecológica” que são utilizados pelos alunos de todas as quartas séries da rede municipal. Os livros foram disponibilizados pela Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo a pedido da Prefeitura de Vinhedo. O material tem dicas para a construção de um mundo sustentável.

Parcerias com Unilever, Autoban e Komedi

Por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Vinhedo e a Unilever, 900 Alunos das 3ª, 4ª e 5ªs séries da rede municipal participam do Projeto D’Angola, baseado em visitas à fábrica que têm como objetivo transmitir à comunidade a necessidade de respeitar a natureza, proporcionando aos visitantes o contato direto com o cenário produtivo e mostrando-lhes que é possível conciliar atividade industrial e preservação do meio ambiente. De acordo com o prefeito Milton Serafim, essa conscientização dentro da grade curricular é fundamental para a formação de jovens mais conscientes.

A concessionária que administra o sistema Anhanguera-Bandeirantes (Autoban) e a empresa Komedi estão junto com a Prefeitura na questão ecológica. Ambas são responsáveis por um projeto de teatro que envolve os alunos da rede do Ensino Fundamental I na questão ambiental.

“Queremos repassar de um modo natural a responsabilidade ambiental também às nossas crianças e jovens. Queremos, por exemplo, que elas percebam espontaneamente o valor da água e os problemas do desperdício deste bem e como podem contribuir não jogando lixo na natureza. São conceitos simples, mas que podem fazer uma diferença significativa para um mundo melhor e com mais qualidade de vida”, afirmou o prefeito.

‘Jogue limpo com Vinhedo’

No próximo dia 7, a Prefeitura de Vinhedo realiza o lançamento da Campanha ” Jogue Limpo com Vinhedo”, um conjunto de ações que envolvem todas as secretarias em busca de uma cidade mais limpa.