O prefeito Milton Serafim e o superintendente da Saneamento Básico Vinhedo (Sanebavi), Odair Seraphim (Canjica), visitaram nesta terça-feira, 23, a construção do novo poço de visita à Rua Theodoro Sebastião Pisoni, que dá acesso principal ao bairro Jardim Miriam. O poço de visita é o termo pelo qual se designa a instalação por onde se tem acesso às redes de serviços subterrâneos – tais como esgoto, telefone, energia elétrica e acesso aos córregos e rios canalizados e cobertos, dentre outros. O antigo poço de visita, uma extensão do esgoto, cedeu.
A obra foi realizada emergencialmente na semana passada em decorrência de um desabamento ocasionado pelo lançamento de águas pluviais na rede de esgoto.
“O que se tem notado é que muitos proprietários de residências estão ligando a rede de escoamento da água da chuva na rede de esgoto e isto compromete a vazão devido ao aumento no volume. Estamos conscientizando os proprietários a não fazerem este tipo de ligação ilegal, que pode comprometer toda a rede de esgoto e também a eficiência da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto”, explica Canjica.
A autarquia informou que foi necessário terceirizar a execução do serviço em decorrência da profundidade que ultrapassava cinco metros.
“Tivemos que substituir o poço de visita existente e fazer uma nova base. Ele foi feito na intersecção do interceptor do córrego do Pinheiro com o córrego do Bosque; é um serviço trabalhoso, pois a tubulação do esgoto passa debaixo do córrego”, explicou o superintendente Canjica.
A rua foi interditada durante um período para a segurança dos moradores em razão das máquinas no local. O serviço já foi executado e o problema solucionado.
A autarquia Sanebavi vem minimizando os agravantes que causam incidentes como esses colocando funcionários para fiscalizar as ligações ilegais.