12 FEV 2010
Secretaria da Saúde intensifica combate à dengue

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, confirmou hoje à tarde (12) o primeiro caso de dengue em Vinhedo em 2010. O morador do Centro adquiriu a doença na cidade, já recebeu atendimento e passa bem.

Por precaução, as ações para combater a doença tiveram início antes da confirmação. A Vigilância Sanitária de Vinhedo, através da equipe do Setor de Zoonoses, já visitou a residência do morador e realizou mapeamento da região.

Os agentes de saúde realizam busca ativa na casa e intensificaram os trabalhos de conscientização e eliminação de criadouros em um raio de 500m, para evitar o avanço da doença para outras regiões da cidade.

A Secretaria de Saúde lembra que o cidadão que apresentar algum sintoma da dengue como febre alta, dor pelo corpo e vermelhidão deve procurar imediatamente o posto de saúde mais próximo e que o controle da doença também é feito pelos moradores, que devem eliminar os criadouros, principalmente com o aumento no volume de chuva. A temperatura alta e a água acumulada são dois fatores que contribuem para a procriação da larva do mosquito transmissor da doença. Por isso, a Secretaria de Saúde solicita a contribuição dos moradores para que estejam atentos na eliminação dos criadouros e no cuidado para evitar água parada.

Ações de prevenção e combate à dengue

A Secretaria de Saúde de Vinhedo realiza constantemente diversas ações preventivas e de combate à dengue:

– Operação Cata-Bagulho: A equipe de remoção de materiais não utilizados já percorreu todos os bairros e condomínios da cidade e planeja um novo recolhimento ainda no primeiro semestre de 2010;

– Avaliação da densidade larvária: É realizada trimestralmente visando avaliar o nível de infestação do mosquito nos imóveis da cidade;

– Pesquisa larvária e tratamento de pontos estratégicos: Diversos locais da cidade como cemitérios, ferros-velhos etc são escolhidos a partir de critérios de probabilidade da presença de larvas. Esses locais são visitados quinzenalmente e é feita a análise de criadouros potenciais, independentes de larvas;

– Realização de visita casa a casa: Os agentes de campo, uniformizados e usando camiseta de identificação, visitam todos os imóveis da cidade quadrimestralmente, visando reduzir a infestação, orientando moradores sobre os meios de se reduzir a proliferação da doença através da eliminação ativa de possíveis criadouros e noções básicas sobre a enfermidade;

– Esclarecimentos e entrega de folhetos explicativos em locais públicos: em dias alternados, os agentes se fixam em locais públicos como o Poste de Atendimento ao Cidadão, unidades de saúde, esclarecendo dúvidas e distribuindo folhetos à população a respeito de prevenção e combate à dengue.

Denúncia

A população pode denunciar a presença ou mesmo a suspeita de criadouros de larvas do mosquito transmissor no Setor de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Vinhedo, localizado a Rua Monteiro de Barros, 530, Centro, ou pelo telefone 3826-7499.