10 FEV 2010
Crianças da rede municipal de Vinhedo terão aulas de inglês desde os 3 anos de idade

Oito mil alunos da rede municipal de Vinhedo a partir de três anos de idade da Educação Infantil e Ensino Fundamental I terão a inclusão da Língua Inglesa na grade curricular a partir deste semestre.

As aulas fazem parte do Projeto Sun, idealizado pela Secretaria de Educação, e que institui a língua inglesa para os alunos da rede a partir dos três anos de idade, na Educação Infantil e Ensino Fundamental I a partir deste semestre. O projeto foi lançado oficialmente com a presença do prefeito Milton Serafim e o secretário de Educação, o vice-prefeito Jaime Cruz, e a diretora de Educação, Marilene Pisoni, durante o Seminário da Educação 2010, realizado nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus e contou com a participação de mais de 800 profissionais da secretaria de Educação de Vinhedo. Representando o Poder Legislativo de Vinhedo estiveram presentes no lançamento o vereador Márcio Melle e a vereadora Ana Genezini.

A coordenadora e responsável pela implantação do projeto, professora Gabriela Piatto, explicou a eficácia de se ensinar a Língua Inglesa para as crianças precocemente. “Aprendendo desde cedo, os pequenos se habituam com mais facilidade à língua. Além disso, vivemos num mundo globalizado em que cada vez mais é necessário saber inglês. Nossa intenção com o ensino bilíngüe é evitar que haja desvantagens entre os alunos da rede pública e privada. Vamos propiciar um ensino de qualidade com embasamento teórico e também um aspecto prático, para que os alunos realmente usem o que aprendem. Saber inglês é uma forma de estar incluído na sociedade e tenho certeza que este é um grande passo que a Educação de Vinhedo está dando”, afirmou Gabriela.

“Há um ano, quando a Gabriela me procurou, vi que o projeto era bom para as nossas crianças e decidimos introduzi-lo na rede para dar oportunidade a todos domínio de aprender uma segunda língua. O domínio da língua inglesa já se tornou uma necessidade na disputa por um emprego, além de facilitar a busca de informações. Na cidade que queremos, valorizamos a educação de base porque sabemos que isso é importante para os nossos futuros cidadãos vinhedenses “, comentou o prefeito Milton Serafim.

Ao usar a palavra, o secretário Jaime agradeceu o empenho da professora Gabriela e comentou sobre o apoio do prefeito Milton Serafim nas ações da secretaria. “O prefeito sempre reforça que em se tratando de Educação, tudo é investimento. E precisamos do apoio de todos vocês da rede para colocar as boas ideias em prática. Tenho certeza que o Projeto Sun significará mais qualidade ao nosso ensino e vamos formar profissionais mais bem preparados para o mercado de trabalho”.

Após os pronunciamentos, os professores acompanharam a palestra do professor doutor em estudos lingüísticos Kleber Aparecido da Silva, sobre a língua inglesa.

Além dos alunos de 5ª a 8ª série que já contam com o idioma na grade de disciplinas, com o Projeto Sun serão cerca de 8 mil alunos que passarão a aprender a língua já no maternal através de canções, livros, jogos didáticos, fantoches, CDs entre outras ferramentas.

Ensino Fundamental II

Em outubro de 2009, a Prefeitura de Vinhedo entregou jogos de tabuleiro em inglês que desenvolvem o aprendizado da língua estrangeira no Ensino Fundamental II. O jogo desenvolve o aprendizado do inglês através do tema ´a vida na selva´ e será utilizado pelos professores de Língua Inglesa como recurso pedagógico nas aulas.

O jogo didático foi sugerido pelo Secretário de Educação, o vice-prefeito Jaime Cruz, e pela Coordenadora de Línguas Estrangeiras, a professora Gabriele Piato, após determinação do prefeito Milton Serafim para que sejam encontrados e inseridos na rede municipal recursos pedagógicos capazes de ampliar a qualidade da educação pública de Vinhedo. Posteriormente a sugestão foi discutida e aprovada pelas professoras de inglês da rede municipal através de uma reunião mensal que visa a melhoria da qualidade do ensino de língua inglesa na rede municipal.

O jogo será utilizado pelos alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental, o que representa um total de quase 3 mil alunos.