A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Educação, entrega no início das aulas kits escolares para mais de dez mil alunos do Ensino Fundamental e Ensino Infantil. Foram investidos R$ 400 mil para a compra dos kits compostos por ferramentas que auxiliarão nas atividades diárias na escola.
O conteúdo do kit varia para cada idade: Para o Ensino Fundamental e EJA I possui: apontador, borracha, cola, lápis de cor, lápis, régua, agenda escolar, tesoura, caderno, caderno de desenho; Ensino Fundamental II e EJA I: apontador, borracha, cola, lápis de cor, lápis, caneta, régua, agenda, tesoura, caderno, caderno de desenho; Ensino Infantil I: giz de cera, lápis de cor, caneta, lápis, borracha, cola, tesoura, massa de modelar; Ensino Infantil II: giz, lápis de cor, caneta, lápis, borracha, cola, tesoura, caderno desenho, massa de modelar e estojo. " Queremos que todos os alunos tenham as mesmas condições para estudar na nossa Rede de Educação, o município estará fornecendo o essencial para os alunos utilizarem nas aulas, é um avanço grande e positivo na Educação", disse o prefeito Milton Serafim.
Mesas educacionais
A Secretaria de Educação também adquiriu mesas educacionais que serão utilizadas em diversos estágios da Educação Infantil. As composições são formadas por módulos eletrônicos e softwares educacionais, que em conjunto atendem múltiplos objetivos educacionais e suprem as necessidades pedagógicas de um amplo universo de alunos de diferentes idades, níveis de conhecimento e de desenvolvimento.
A integração entre o material concreto e o software proporciona a aprendizagem de conteúdos curriculares de diversas áreas do conhecimento; e o desenvolvimento de habilidades fundamentais, como criatividade, raciocínio lógico, organização espacial, coordenação motora, expressão oral e escrita, resolução de problemas, entre outras. “As mesas foram desenvolvidas para permitir o trabalho colaborativo de até seis crianças, proporcionando um ambiente de interação e socialização. Como poder público, precisamos nos adaptar às tecnologias em favor do aprendizado dos nossos alunos”, destacou Jaime Cruz.