Implantação do Projeto Sun, que institui a língua inglesa desde os três anos
de idade para os alunos da rede municipal será lançado durante o evento
As aulas retornam no dia 8 de fevereiro, mas antes a Prefeitura promove, por meio da Secretaria Municipal de Educação, para os funcionários da rede municipal de ensino, o Seminário da Educação 2010- “O educador transformador: refletindo a ação do docente”, no Teatro Sylvia de Alencar Matheus. Segundo o secretário de Educação, o vice-prefeito Jaime Cruz, o objetivo deste seminário que faz parte da proposta de formação continuada aos profissionais da rede, é fomentar uma integração entre todos os funcionários e estimular a discussão sobre a Educação em Vinhedo.
“Para melhorarmos a qualidade das nossas escolas, é preciso um esforço conjunto de todos os profissionais da rede. Este seminário visa discutir a educação na nossa cidade e conscientizar os educadores sobre o papel fundamental que exercem na formação das nossas crianças”, afirmou Jaime Cruz.
Lançamento do Projeto Sun
Durante o seminário será realizado o lançamento do Projeto Sun. Idealizado pela Secretaria de Educação, o projeto institui a língua inglesa para os alunos da rede a partir dos três anos de idade, na Educação Infantil e Ensino Fundamental I a partir deste semestre. Além dos alunos de 5ª a 8ª série que já contam com o idioma na grade de disciplinas, serão cerca de 8 mil alunos que passarão a aprender a língua já no maternal. “O domínio da língua inglesa já se tornou uma necessidade na disputa por um emprego, além de facilitar a busca de informações no mundo globalizado. E nada melhor do que iniciarmos o ensino da língua para os alunos já no começo da vida escolar para se quisermos pensar em adultos mais bem preparados para enfrentar o mercado no futuro “, comentou o prefeito Milton Serafim.
Novidades para 2010
Os alunos da rede terão duas grandes novidades no retorno às aulas em 2010. Todos os estudantes receberão da Prefeitura de Vinhedo kits escolares para todas as idades com as ferramentas para auxiliá-los nas atividades diárias nas escolas
A Secretaria de Educação também adquiriu mesas educacionais que serão utilizadas em diversos estágios da Educação Infantil.
As composições são formadas por módulos eletrônicos e softwares educacionais, que em conjunto atendem múltiplos objetivos educacionais e suprem as necessidades pedagógicas de um amplo universo de alunos de diferentes idades, níveis de conhecimento e de desenvolvimento.
A integração entre o material concreto e o software proporciona a aprendizagem de conteúdos curriculares de diversas áreas do conhecimento; e o desenvolvimento de habilidades fundamentais, como criatividade, raciocínio lógico, organização espacial, coordenação motora, expressão oral e escrita, resolução de problemas, entre outras. “As mesas foram desenvolvidas para permitir o trabalho colaborativo de até seis crianças, proporcionando um ambiente de interação e socialização. Como poder público, precisamos nos adaptar às tecnologias em favor do aprendizado dos nossos alunos”, destacou Jaime Cruz.
Confira a programação do Seminário
03 de fevereiro
Convidados: Professores, coordenadores, diretores e demais funcionários
Horários: 8h30 e 14h
Palestra: Nova Escola, Novo Aluno, Novo professor e muitos desafios!
Palestrante: Professor Max Haetinger
4 de fevereiro
Horário: 8h30
Convidados: Professores, coordenadores e diretores da Rede Municipal
Palestra: A continuidade educativa entre a educação infantil e o ensino fundamental
Palestrante: Professor Gabriel Junqueira
Horário: 14h
Convidados: Professores, coordenadores e diretores da rede municipal
Palestra: Quem tem tempo de estudar? Pais Educadores
Palestrante: Professora Isabel Parodin
05 de fevereiro
Horário: 8h
Convidados: Professores, coordenadores e diretores da rede municipal
Palestra: Projeto Sun, (Implantação da Língua Inglesa – Infantil e Fundamental I)
Palestrante: Professor Dn. Kleber Aparecido da Silva