Na sexta-feira, dia 18, as crianças inseridas no Programa “Clube da Criança”, coordenado pela Prefeitura de Vinhedo por meio da Secretaria de Promoção e Assistência Social, conhecido como clubinhos, participaram de uma excursão até o Zoológico do município de Americana. Aproximadamente 100 crianças dos núcleos dos bairros Bela Vista e Vila João XXIII estiveram no passeio juntamente com os educadores, mães voluntárias, a assistente Social Viviane Firmo, a coordenadora Pedagógica Cristiane Vieira, além das funcionárias da Secretaria de Promoção e Assistência Social: Janaína, Sonia e Maristela.
As crianças se divertiram muito e puderam ver- muitas pela primeira vez- macacos, jacarés, tigres, leões, girafa, aves exóticas e outros.
Durante o passeio, foi oferecido um lanche às crianças e houve o cuidado pela Coordenação de orientá-las quanto à importância do uso de bonés e a necessidade de tomar muito líquido devido ao calor. Todas estavam com crachás e camisetas da rede municipal de ensino. O passeio se deu de forma tranqüila, satisfazendo a todos os envolvidos no evento.
Os clubinhos
Os ‘clubinhos’ são espaços municipais destinados a crianças de 6 a 11 anos com atividades nos períodos da manhã (7h30 às 12h30) e da tarde (12h às 17h) atendendo a ideia de contraturno escolar. Atualmente são mais de 100 crianças que frequentam os espaços dos clubinhos na Capela e na Vila.
O “Projeto Clube da Criança” foi criado visando a medida de proteção para crianças em situação de vulnerabilidade social, já que a maioria dos pais trabalham.
O trabalho dentro dos clubinhos faz parte da política de assistência às crianças em Vinhedo, uma determinação do prefeito Milton Serafim, já que desta forma evita-se que a criança corra riscos ficando sozinha em casa ou nas ruas.
Atividades
As crianças que vão aos clubinhos aproveitam os horários para fazer as tarefas da escola, participam de rodas de conversas, lêem livros, confeccionam brinquedos com material reciclado, ouvem estórias, sempre orientadas pelas educadoras da rede municipal.
Vagas
Os interessados em inscrever os filhos na rotina de atividades desenvolvidas nos clubinhos devem procurar os responsáveis pelo projeto nas duas unidades: da Capela e da Vila João XXIII.
“Temos muita procura por vagas e existem critérios para a participação. A criança tem que obrigatoriamente estar na escola e os pais trabalharem. Realizamos visitas domiciliares para estudo da vulnerabilidade”, explica a assistente social Viviane Albuquerque Firmo.
Mais informações na Secretaria de Promoção e Assistência Social pelo telefone 3826-8720.