Quatrocentas e vinte cinco pessoas têm um motivo para se orgulharem em 2009. Juntas elas compõem as turmas de dois semestres de alunos formados pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), coordenada pela Prefeitura de Vinhedo através da Secretaria de Educação.
Assim como no primeiro semestre, a formatura dos alunos do segundo semestre foi realizada na última sexta-feira, dia 4, no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Mateus. A cerimônia concretizou a formação de 175 alunos que frequentaram as aulas nas escolas André Franco Montoro, CIC Eduardo Von Zuben, Centro Municipal de Ensino Supletivo Fundamental e Médio de Vinhedo e Escola Municipal Ricardo Giunco.
Autoridades como o prefeito em exercício na data, Jaime Cruz, presidente do Legislativo, Geraldo Fróis, a coordenadora do EJA, Aparecida Clorete Pedro, a diretora de Educação de Vinhedo, Marilene Mayr Pisoni, e os professores paraninfos, representados pelo professor Diego Gonçalves, além do secretário de Governo, Mario Pazinatto, o secretário de Promoção e Assistência Social, José Luis Bernegossi, e o secretário de Cultura e Turismo, Paulo de Mattos, prestigiaram a cerimônia.
O prefeito em exercício, Jaime Cruz, enalteceu a importância da cerimônia e desejou boa sorte aos alunos nas próximas etapas. “Além de todos os alunos, parabenizo todo o corpo da Secretaria de Educação que contribuiu para essa formação. A Prefeitura de Vinhedo sabe o valor desse curso, pois não é fácil trabalhar o dia todo e ainda ir à escola, é preciso muito esforço e determinação, e por isso promovemos uma formatura à altura de vocês. Muito obrigado por confiarem na educação de Vinhedo”, afirmou.
O presidente da Câmara, Geraldo Fróis (Cidinho), fez questão de salientar que cursou a EJA, e elogiou a Secretaria de Educação. ” Parabenizo o trabalho da Prefeitura através da secretaria e dos professores, não só da EJA, mas da rede como um todo, que lutam para que Vinhedo seja referência na Educação. Mais do que diploma, hoje vocês levarão conhecimentos que farão de vocês pessoas de sucesso”, frisou Cidinho.
Mais sobre o EJA
O sistema, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Vinhedo, é direcionado a jovens a partir de 15 anos completos e adultos que estão afastados da escola e pretendem voltar a estudar ou ainda aqueles que nunca foram à escola. As aulas compreendem os conteúdos de 1ª a 4ª série, 5ª a 8ª série e do Ensino Médio (antigo segundo grau).
Os interessados em cursar a Escola de Jovens e Adultos podem procurar a escola mais próxima a partir do dia 4 de janeiro.
Confira a relação de escolas que ministram as aulas:
Ensino Fundamental I – 1ª a 4ª série
Para jovens a partir de 15 anos completos e adultos que estão afastados da escola e pretendem voltar a estudar ou nunca foram à escola
Locais:
– E. M. Professor André Franco Montoro (Bairro Capela)
– E. M. Professor Ricardo Junco (Vila João XXIII)
– Centro Municipal de Ensino Supletivo Fundamental e Médio de Vinhedo – Integração (Centro)
Ensino Fundamental II – 5ª a 8ª série
Para jovens a partir de 16 anos completos e adultos que estão afastados da escola
Locais:
– E. M. Professor André Franco Montoro (Bairro Capela)
– Centro Municipal de Ensino Supletivo Fundamental e Médio de Vinhedo – Integração (Centro)
– E. M. Professor Ricardo Junco (Vila João XXIII) – apenas a 8ª série deste segmento
Ensino Médio (antigo 2º Grau)
Para jovens a partir de 18 anos completos e adultos que estão afastados da escola
Locais:
– CIC Eduardo Von Zuben (Bairro Capela)
– E. M. Professor Ricardo Junco (Vila João XXIII)
– Centro Municipal de Ensino Supletivo Fundamental e Médio de Vinhedo – Integração (Centro)