Prefeito Milton Serafim realizou a abertura do evento e falou da importância da participação popular para propor diretrizes para as políticas de saúde
A participação popular foi um dos destaques da Conferência Municipal de Saúde de 2009 que ocorreu nos últimos dias 20 e 21, no Ceprovi. Realizada pela Secretaria de Saúde da Prefeitura e o Conselho Municipal de Saúde, a Conferência teve como objetivo propor diretrizes para as políticas de saúde e o direcionamento do plano municipal de saúde para os próximos anos.
Das 379 propostas apresentadas pela população durante as 11 pré-conferências realizadas nos bairros da cidade foram aprovadas 222 propostas na Conferência. A população sugeriu, por exemplo, criação, reforma, ampliação e modernização das unidades de atendimento à população; desenvolvimento de ações e programas de promoção e prevenção à saúde; programas sobre saúde da família, bucal, ocular, atenção à mulher, ao idoso e à criança. Também foram estabelecidas como prioridade adequações no quadro de funcionários da saúde e a realização de serviços complementares, incluindo consultas e exames especializados.
O relatório final da VI Conferência as Saúde será encaminhado ao Gestor Municipal de Saúde e conselhos municipais e estaduais de saúde.
O prefeito Milton Serafim realizou a abertura solene do evento e falou da importância da participação popular para propor ações e programas à área da saúde para os próximos anos.
A secretária de Saúde, Regina Sterse, o presidente do legislativo, Geraldo Frois e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisco de Assis Alpini participaram a abertura da Conferência. O secretário de Governo, ario Pazinatto (mestre de cerimônias), secretário de Promoção e Assistência Social, José Luiz Bernegossi; secretário de Esporte e Lazer, Gustavo Zampieri e o secretário de Cultura e Turismo, Paulo Mattos, também participaram do evento.