O prefeito Milton Serafim realizou nesta quarta-feira (18/11) uma reunião com todos os secretários, mais o superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, para a apresentação do balanço do primeiro ano de gestão.
Durante quase 6 horas foram apresentadas as conquistas da administração pública municipal por meio das atividades realizadas em 2009 pelas equipes das 15 secretarias e da autarquia de água e esgoto. A partir desse encontro será possível realizar o plano de ação para 2010.
Reunidos no gabinete do prefeito Milton Serafim, cada secretário pôde apresentar uma retrospectiva do que foi projetado e executado nos últimos quase 11 meses. O trabalho coordenado pelo prefeito Milton Serafim neste primeiro ano de gestão é o alicerce dos próximos anos. Por isso, todo o secretariado foi orientado a não diminuir o ritmo das atividades em cada uma das pastas para que passo a passo a atual Administração Municipal de Vinhedo possa consolidar as metas estabelecidas no plano de governo. “Fazendo essa retrospectiva temos, mais uma vez, a certeza de estarmos no rumo certo. A base de todo o nosso trabalho é o respeito pelo povo de Vinhedo. É por isso que vamos continuar trabalhando muito, cumprindo nosso plano de governo para transformar Vinhedo na cidade que queremos”, afirmou o prefeito Milton Serafim.
A reunião com os secretários mostrou que as medidas adotadas desde janeiro fizeram da Prefeitura de Vinhedo um exemplo em administração pública.
Prova disso é que a Secretaria Municipal de Administração economizou dinheiro público, em 2009, com a realização dos pregãos, modalidade de licitação, pouco utilizada anteriormente. Com esta dinâmica de economia e boa gestão dos recursos financeiros gerenciados pela Secretaria da Fazenda foi possível, por exemplo, reestruturar a saúde pública da cidade com a contratação de funcionários, aumentando em 25% o número de profissionais para prestar atendimento à população de Vinhedo. Resultado: a Secretaria Municipal de Saúde realizou cerca de 133 mil consultas e pôde investir na elaboração de projetos como o do Centro da Saúde da Mulher que será construído ao lado da Policlínica da Capela.
Investimento também no ensino. Em 2009 a Secretaria Municipal de Educação adquiriu cerca de 3,3 mil itens entre colchões, berços e lençóis para as creches municipais, reformou todos os parquinhos e instituiu a Formação Continuada para os professores da Rede Municipal. “Estamos investindo pesado na Educação, porque na cidade que queremos estudar vale a pena”, afirmou o vice-prefeito Jaime Cruz, também secretário Municipal da Educação.
Na área da Segurança Pública os números provam que as ações adotadas pela Prefeitura diminuíram a criminalidade no município. No primeiro semestre a queda no índice de criminalidade foi de 14,52% após, por exemplo, a reabertura dos PAC´s (Postos de Atendimento Comunitário), a compra de equipamentos e a instalação de câmeras de segurança nas viaturas da Guarda Municipal. Para que o índice continue em queda a Secretaria Municipal de Transportes e Segurança já solicitou a inclusão do município no Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania).
Com segurança na cidade, a população pôde prestigiar os cerca de 35 eventos realizados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com tranqüilidade. A pasta inovou criando, por exemplo, o Festival de Inverno e o Festival Popular, ainda em andamento, que reúne as apresentações dos alunos dos Centros Culturais. Em 2010 a cidade ganhará um novo portal, na região do Cristo, e um novo Centro Cultural na Vila João XXIII, projetos elaborados e já aprovados que ficarão sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
O dinamismo marcou o trabalho na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer com a retomada de importantes campeonatos, como o Mundialito, que em 2009 trouxe para os campos da cidade 80 delegações entre equipes nacionais e do exterior, além da consolidação de parcerias importantes, como a futura realização da Copa São Paulo de Futebol Júnior com o Grupo Pão de Açúcar, e a Virada Esportiva, que bateu recordes numa parceria inédita com a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Turismo. A maioria dos eventos realizados pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer teve cunho social, arrecadando alimentos para as famílias atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade de Vinhedo, presidido pela primeira-dama Neusa Serafim.
O cadastro das famílias que aguardam uma moradia popular vai começar a reduzir no próximo ano. A Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano garantiu o início da construção, por meio da CDHU, de 200 casas populares e já iniciou a regularização fundiária do Jardim Eldorado, além de entregado, em 2009, as casas do Jardim São Thomé, cujas obras foram interrompidas pela administração anterior.
Desenvolvimento urbano, mas com responsabilidade ambiental. A Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente realizou o plantio de 2,8 mil mudas de árvores este ano em Vinhedo e conseguiu ampliar de 30 para 70 toneladas o volume de lixo que pode ser reciclado e é recolhido na cidade. Ainda este ano, graças ao trabalho desta pasta, Vinhedo poderá ser declarada ´Município Verde/Azul´ pelo Governo do Estado. O selo trará inúmeras conquistas para a municipalidade.
O fortalecimento do trabalho intersetorial, a regulação de um novo modelo de parcerias com o Terceiro Setor e novos parâmetros de atuação juntos aos Conselhos são os destaques do trabalho realizado pela Secretaria de Promoção e Assistencial Social, que precisou ser reestruturada emergencialmente, pois não havia, por exemplo, a existência de organograma, fazendo com que as atividades da pasta não fossem intersetorizadas.
A mudança para um novo espaço físico, no centro da cidade, renovou os trabalhos da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio que, em pouco tempo, irá reunir também a diretoria de Agricultura – proposta do prefeito Milton Serafim para o setor. Novas empresas se instalaram na cidade e outras já estão em negociação.
Uma das estratégias para que a ´máquina pública´ pudesse realizar todas estas conquistas, foi a reestruturação da SERM – Secretaria de Serviços Municipais – que atendeu, em média, 400 ordens de serviços por mês em 2009.
O ritmo acelerado de investimento em infraestrutura marcou o trabalho da Secretaria Municipal de Obras que investiu, por exemplo, cerca de R$ 2,8 milhões em pavimentação asfáltica, e outros R$ 6 milhões estão previstos para a reforma de prédios públicos.
A Secretaria de Governo foi a responsável por estabelecer e manter a articulação institucional entre todas as secretariais, restabelecendo, também, o relacionamento entre o Poder Público e diversas entidades; assim como a Secretaria de Negócios Jurídicos deu todo o suporte necessário para que as ações da atual Administração Municipal de Vinhedo tenham sempre como base a prerrogativa legal. Para isso, foram emitidos cerca de 900 pareceres e redigidos, com o amparo legal, 171 contratos administrativos.
O trabalho realizado pela equipe da Sanebavi finalizou a reunião de balanço com o prefeito Milton Serafim. A autarquia elevou de 28 para 80% o percentual de conclusão das obras da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Capivari. O mesmo percentual foi alcançado no reservatório de água do Mirante das Estrelas. A Sanebavi ainda realizou, em 2009, o Programa de Liquidação de Débitos beneficiando cerca de 1,4 mil usuários do sistema de água e esgoto de Vinhedo que estavam em dívida com a autarquia.