O prefeito Milton Serafim assinou na quarta-feira (04) convênio com a Avivi destinado ao incentivo à produção de uvas viníferas em Vinhedo, por meio do qual será feito repasse de R$ 50 mil para a associação. O valor será aplicado diretamente na viticultura, dentro de critérios rigorosos em um prazo de dois anos, inclusive em estudos que aprimorem o manejo nas plantações de uva e na variedade ou variedades que melhor expressem o vinho de Vinhedo. “O convênio entre a Avivi e Poder Público tem o objetivo específico de fomentar a produção de uvas específicas para vinho, as viti-viníferas (castas européias) no município. O recurso será usado na implantação de laboratórios, projetos pilotos e pesquisa no campo, na busca de resultados que melhorem as técnicas de produção de uvas na cidade. Das informações que temos, este é um projeto pioneiro na região”, afirmou o presidente Adilson Amatto.
O prefeito Milton Serafim acredita que com o aperfeiçoamento nas pesquisas, a idéia é tornar o vinho um produto turístico de Vinhedo e, em um futuro próximo, a cidade como a ‘capital do vinho’. “Além de ser a terra da uva, queremos ser referência na produção de vinhos de qualidade também, pois estudos do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) já demonstram que temos plenas condições de fabricar bebidas tão boas quanto exemplares de países como Austrália e França”.
Recentemente o prefeito Milton Serafim anunciou que a prefeitura estuda um projeto para isentar os produtores do IPTU para os produtores de uvas para a produção de vinhos finos.
Projeto cria estrutura de Agricultura
A tradição rural de Vinhedo, cultivada graças ao comprometimento dos produtores da cidade, poderá ser acompanhada e incentivada mais ativamente pela Administração Milton Serafim. O prefeito enviou nesta semana à Câmara de Vinhedo o Projeto de Lei Complementar 8/09, que cria a estrutura oficial de Agricultura dentro da Secretaria de Indústria e Comércio, com o intuito de fomentar todos os níveis agrícolas na cidade, entre eles o cultivo de uva, vinho, horticultura, fruticultura e granjas.
Se o projeto, que deve ser votado na próxima terça-feira pelos vereadores for aprovado, a Secretaria de Indústria e Comércio passará a se chamar Secretaria de Indústria, Comércio e Agricultura.
Para explicar esse projeto, o prefeito Milton Serafim recebeu última quarta-feira, dia 4, em seu gabinete a visita de representantes da Associação dos Vitivinicultores de Vinhedo (Avivi), o presidente Adilson Amatto, o vice-presidente, Carlos Ferragut e os integrantes Célio Campovilla e Antonio José Benvegnú ( Zé da Pinta), além do engenheiro José Augusto Maiorano, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral de Campinas (CATI) – Casa de Agricultura de Vinhedo, para uma apresentação dos detalhes do projeto da nova dinâmica da secretaria.
“Conheço de perto o trabalho dos produtores rurais vinhedenses e sei do amor, perseverança e seriedade de todos para com a realização das atividades. Mas, há algum tempo, observo a necessidade de termos dentro das nossas secretarias um acompanhamento mais próximo desse setor, por isso a criação da estrutura de agricultura, que é uma maneira de oficializarmos nosso compromisso assumido de apoio aos produtores e, conforme nossas possibilidades, estabelecermos medidas de incentivo à atividade agrícola na cidade. Será um órgão específico para viabilizar o canal produtivo entre o município e os órgãos estaduais e federais competentes”, comentou o prefeito.
Para o presidente da Avivi, Adilson Amatto, a criação da estrutura oficial de agricultura em Vinhedo virá em um momento importante, pois firmará de forma definitiva a vontade que o poder público tem demonstrado em relação aos produtores. “Prova que a Prefeitura ‘abraçou esta causa’ e assumiu a responsabilidade com a cidade e com as pessoas que, com muito esforço, mantém o seu nome histórico que lhe dá tanta projeção. Firmar uma política pública para a agricultura se mostra imprescindível na manutenção da área agrícola e, em segundo momento, para fomentar o turismo rural”, comentou Amatto.
Representando as secretarias municipais durante o encontro compareceram os secretários de Governo, Mário Pazinatto, de Indústria e Comércio, Milton Pinhata e de Cultura e Turismo, Paulo de Mattos.