Solenidade de abertura reuniu autoridades federais, estaduais e municipais; prefeito Milton Serafim antecipou que Vinhedo está a disposição para realizar a edição 2010 do evento
Mais de 500 guardas de todo o país se reuniram em Vinhedo para participar nos dias 5, 6 e 7, do IV Congresso Brasileiro das Guardas Municipais, realizado pela Prefeitura e pelas Associações das Guardas Municipais do Brasil e do Estado de São Paulo.
Durante o Congresso foram ministradas mais de 15 palestras sobre diversos temas relacionados à segurança pública, com objetivo de realizar troca de experiências regionais e nacionais.
O Guarda Municipal, Amilton Gomes, percorreu 2.176 quilômetros da cidade de Petrolina, estado de Pernambuco, para chegar a Vinhedo. “Foram 16 horas de viagem, de ônibus e avião, para participar do Congresso Brasileiro para podermos nos aprimorar e trocar experiências com guardas de todo o país. A receptividade que recebemos aqui foi melhor do que esperava”, comentou o guarda.
O comandante da Guarda Municipal de Jacobina, na Bahia, Marcos Adriano Rocha dos Santos, ficou surpreendido com o trabalho desenvolvido pela GCM de Vinhedo. “A guarda de Vinhedo é muito atuante e ágil para atender as ocorrências e em função deste trabalho preventivo e ostensivo Vinhedo é uma cidade muito segura. Levaremos isso como exemplo para atuarmos com uma nova postura. É muito difícil trabalharmos em Jacobina pela falta de estrutura, temos apenas uma viatura e 96 guardas para uma cidade com 80 mil habitantes, mas lutaremos para conseguir mais investimentos na área de segurança. Levarei uma ótima impressão de Vinhedo para os moradores de Jacobina, fiquei muito surpreendido com o trabalho realizado pela guarda municipal e fomos muito bem acolhidos desde o mais simples funcionários da Prefeitura até o prefeito Milton Serafim”, destacou o comandante, guarda municipal há 13 anos.
A supervisora da Guarda Municipal de Dourados, Mato Grosso do Sul, Eliselda Freitas da Costa, recebeu durante o Congresso uma medalha em reconhecimento ao trabalho realizado em sua cidade. “Além das palestras, recebemos informações sobre as inovações na área de segurança e temos a oportunidade de trocar experiências, já que os problemas na área de segurança são os mesmos, porém cada cidade tem a sua realidade”, informou a guarda municipal.
Prefeito, senador e deputados discutem segurança na abertura do Congresso
Senador Romeu Tuma garante apoio para projeto de segurança inédito em Vinhedo
O prefeito Milton Serafim e o secretário de Transporte e Segurança da Prefeitura, Antonio Luiz Falsarella, tiveram a oportunidade de discutir assuntos relacionados à segurança pública com o senador Romeu Tuma, o deputado federal, Arnaldo Faria de Sá, os deputados estaduais Jonas Donizete e Campos Machado, o presidente da Associação dos Delegados de São Paulo, Sérgio Roque e o presidente das Associações das Guardas Municipais do Brasil e do Estado de São Paulo, Carlos Alexandre Braga, durante a abertura do Congresso Nacional das Guardas Municipais, na última segunda-feira, dia 5.
A convite do prefeito Milton Serafim, o senador Romeu Tuma compareceu a abertura do evento para falar da legalização da guarda municipal, já que o senador é o autor da Proposta de Emenda à Constituição – PEC 534 – que altera o artigo 144 da Constituição Federal, definindo uma nova competência e regulamenta poder de polícia a guarda municipal. “O prefeito Milton Serafim me deu uma aula de administração pública hoje, porque destacou como uma das prioridades em seu governo ações na área da segurança. Isso representa a vontade de um político em proteger a sua população contra a criminalidade. A guarda municipal não pode mais ficar fora do sistema de segurança, pela importância que representa no policiamento comunitário e trabalho de combate ao crime. Outro assunto que merece atenção é o porte de arma particular. A farda passa a ser alvo da criminalidade e por isso os profissionais correm risco de morte, Estes profissionais são 24 horas guardas municipais, mesmo que não estejam em serviço”, comentou o senador. Ao encerrar o discurso, o senador Romeu Tuma declarou apoio ao projeto de segurança da atual Administração Municipal de Vinhedo, que inclui um sistema de câmeras, envio de dados e leitura de placas de veículos.
A PEC 534 tem como relator na Câmara dos Deputados Arnaldo Faria de Sá, que também compareceu ao Congresso Brasileiro das Guardas Municipais. Para o deputado a guarda municipal teve grande ganho com o estatuto do desarmamento, mas os profissionais precisam se unir para a aprovação da PEC para melhorar a segurança pública em todo o país. “Os municípios, através das guardas municipais, podem cooperar, e muito, na área de segurança pública, já que os estados não contam com recursos suficientes para atuar de forma satisfatória”, destacou o deputado.
Para o deputado estadual Jonas Donizete, foi muito importante a iniciativa de Vinhedo em sediar o Congresso Brasileiro das Guardas Municipais. “Nenhum prefeito gostaria de criar a guarda municipal em seu município, mas o mais importante para um prefeito é proporcionar segurança e zelar pela vida de todos nós. A guarda municipal hoje realiza um papel fundamental no combate ao crime”, informou Jonas Donizete.
Em seu discurso, o deputado estadual Campos Machado lembrou a reeleição do prefeito Milton Serafim há 1 ano. “Cumprimento meu irmão Milton Serafim, um homem de caráter, leal. Há 1 ano o povo desta cidade fez justiça e trouxe Milton Serafim de volta para governar Vinhedo. Você é um orgulho para o nosso partido”, falou o deputado. Para ele, com aprovação da PEC 534 os guardas municipais de todo o país vão poder cuidar efetivamente do povo”, comentou o deputado.
Para o prefeito Milton Serafim, a escolha de Vinhedo para sediar o Congresso Brasileiro traduz o reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos na área de segurança pela Guarda Municipal de Vinhedo. “A corporação de Vinhedo tornou-se referência e tem prestado assessoria e trabalhos de qualificação e aperfeiçoamento a outras guardas da nossa região. Sediar este importante congresso solidifica ainda mais o respeito que a nossa cidade e a nossa Guarda Municipal conquistaram. Há 1 ano recebi a notícia que vencia uma grande batalha, mas hoje a minha missão é muito maior. Me sinto feliz e honrado em receber o senador e os deputados que lutam pela segurança pública em nosso país. Fui o primeiro presidente do conselho de desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e sempre reivindiquei poder de polícia e porte de arma para as guardas municipais. Hoje estamos debatendo no conselho a criação do consórcio de segurança para a realização de ações em conjunto entre os municípios voltadas a melhoria do planejamento e a eficiência das medidas adotadas. É uma idéia muito boa e por isso abracei a causa, para fazer com que as guardas tenham condições legais de atuar em outras cidades. Parabenizo todos os guardas que participam deste congresso, vocês já fazem a diferença na questão da segurança em nosso município, em nosso país. Que as guardas municipais de todo o país sejam reconhecidas definitivamente como merecem”, discursou o prefeito Milton Serafim, colocando novamente Vinhedo à disposição para sediar o Congresso Brasileiro das Guardas Municipais em 2010.
Os vereadores Marcio Melle, Ana Genezini, Adriano Corazzari e Donizete Lopes, o vice-prefeito e secretário da Educação, Jaime Cruz, e os secretários municipais Cássio Capovilla (Planejamento e Meio Ambiente), Paulo Mattos (Cultura e Turismo), Marcio Campos – Balu (Habitação e Desenvolvimento Urbano), José Luis Bernegossi (Promoção e Assistência Social), José Pedro Cahum (Administração), Gustavo Zampieri (Esporte e Lazer), Augusto Braccialli (Obras) e o superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim também prestigiaram a abertura do evento.
O deputado Carlos Sardelli compareceu no segundo dia do evento.
Durante a abertura do evento foi lançada a Campanha Nacional ‘Segurança é vida – doe sangue’. No dia 15 de novembro, dia da Proclamação da República, será realizado um mutirão para que os guardas brasileiros doem sangue para mostrar que a GM defende a população com sua própria vida.
Canil de Diadema vence intercanis
Durante o IV Congresso Brasileiro das Guardas Municipais também foi realizado o Campeonato Intercanis, que reuniu 11 cães de cinco cidades: Vinhedo, Tatuí, Valinhos, Diadema e Campinas.
A cidade de Diadema foi a vencedora pela somatória dos pontos nas três provas da competição: obediência, cão de guarda, prova livre.
A premiação do Intercanis também ocorreu na abertura do Congresso Brasileiro, na segunda-feira, dia 5.