Cuidados com o Meio Ambiente e cidadania marcaram as atividades realizadas em 11 escolas da Rede Municipal
Cerca de 5 mil estudantes de onze escolas do Ensino Fundamental I e II da Rede Municipal de Vinhedo, além de professores e pais, aproveitaram um sábado repleto de ações voltadas à cidadania e cuidado com o meio ambiente no último dia 26.
O mutirão, nomeado de ‘Ação na Comunidade’, com ênfase nas questões ambientais, foi criado pela atual Administração Municipal e compreendeu atividades variadas como plantio de mudas e árvores, exposição de trabalhos, caminhadas e passeatas de conscientização, entregas de folhetos de conscientização à comunidade, palestras e até identificação de criadouros do mosquito da dengue, desenvolvidas dentro das escolas e nas áreas próximas às unidades escolares. Dessa forma, a Prefeitura de Vinhedo atende aos critérios do projeto Município Verde, uma parceria com o Governo do Estado para implantar de forma gradativa inúmeras ações ambientais na cidade.
O Prefeito Milton Serafim e o Secretário de Educação, o Vice-Prefeito Jaime Cruz acompanharam as atividades na Escola Municipal Dr. Jair Mendes, no Jardim Três Irmãos, e fizeram questão de ajudar no plantio de árvores. “Já está mais do que provado que é essencial cuidarmos da natureza para garantirmos um mundo mais sustentável para as gerações futuras. E nada melhor do que ensinar isso às nossas crianças dentro da rotina escolar e de forma prática”, ressaltou Jaime.
De acordo com o Prefeito Milton Serafim, além do foco à preservação ambiental, a participação no projeto Município Verde é um estímulo, já que o Estado irá premiar, a cada ano, os municípios ambientalmente corretos. “Essa força-tarefa em busca da certificação é proveitosa para Vinhedo e para as nossas crianças. Ter o meio ambiente preservado é um benefício e compromisso de todos na cidade que queremos”, afirmou o Prefeito.
O presidente da Câmara de Vinhedo, Geraldo Rodrigues Fróis ( Cidinho), também marcou presença nas atividades em favor do meio ambiente.
Concurso de pipas
Na escola Jair Mendes as crianças também participaram de um concurso de pipas premiadas conforme com tamanho, originalidade e colorido. A competição foi pano de fundo para uma discussão e conscientização sobre os perigos do uso do cerol, mistura cortante usada em linhas de pipa.
Participaram do Ação na Comunidade as escolas E.M. Abrahão Aun, E. M. Maria de Lourdes Von Zuben, E.M. Magdalena Lebeis, E. M. Dom Mathias, E. M. Antonia do Canto e Silva Cordeiro, E.M. Ricardo Junco, E.M. Claudio Gomes, E. M. Fazenda São Joaquim, E. M. Abel Maria Torres, E.M. Integração e E.M. Franco Montoro.
O projeto
O projeto Município Verde se apóia em 10 diretrizes: esgoto tratado; lixo mínimo; recuperação da mata ciliar; arborização urbana; educação ambiental; habitação sustentável; uso racional da água, controle da poluição do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
Para avaliar o desempenho do município, que aderiu voluntariamente ao projeto, serão atribuídas notas ao cumprimento desses planos ambientais e às participações da prefeitura em conselhos, comitês e seminários.
Se o município conquistar nota superior a 80 pontos ganhará no final do ano o Certificado Município Verde, podendo ainda ser selecionado para receber o prêmio Franco Montoro, entregue aos municípios que mais se destacaram na área ambiental.