Cerca de 3,3 mil itens entre colchões, berços, lençóis e toalhas começaram a ser entregues esta semana nas creches municipais de Vinhedo. A compra foi feita pela atual Administração Municipal depois de constatar que as unidades de ensino infantil ficaram sem reposição dos produtos nos últimos anos. A medida vai beneficiar aproximadamente 1,5 mil crianças matriculadas nas creches da rede municipal, que passarão a ter o momento do sono, fundamental para o crescimento saudável, mais tranqüilo e confortável.
A entrega, visando o bem-estar dos alunos, envolve 200 novos berços e 200 colchões, 300 colchões de solteiro e também novos enxovais como 500 jogos de lençol para berço e mil para colchões de solteiro, 800 toalhas de banho e 300 de rosto.
A primeira entrega foi feita nesta terça-feira, dia 8, no Centro de Educação Infantil Tia Anastácia, na região da Capela, pelo prefeito Milton Serafim e o secretário de Educação, o vice-prefeito Jaime Cruz, que estavam acompanhados do presidente da Câmara Municipal, Geraldo Fróis, o Cidinho.
De acordo com o prefeito, a aquisição foi feita para melhorar a qualidade do atendimento prestado às crianças que passam o dia todo nas creches para que seus pais e responsáveis possam trabalhar tranquilamente e ajudar no sustento familiar. “Bem-estar, conforto e, principalmente, higiene são aspectos levados muito a sério por esta administração na área da educação. Compramos novas peças que há vários anos não haviam sido trocadas. Nesta administração não estamos apenas preocupados com a didática, mas com a infraestrutura e a qualidade de vida dos nossos alunos. E isso se faz desde o ensino infantil”, justificou o prefeito Milton Serafim.
Assim que assumiu a função de secretário da Educação, em janeiro deste ano, o vice-prefeito Jaime Cruz, solicitou um levantamento das necessidades de cada Centro de Educação Infantil. “Verificamos as condições de cada peça que deveria ser trocada por novos produtos para proporcionar um descanso adequado às nossas crianças. Constatamos que vários colchões estavam sem quaisquer condições de uso”, explicou o secretário da Educação.
Para a coordenadora do Centro de Educação infantil Tia Anastácia, Liria Guizani, a troca dos produtos será importante para a saúde das crianças. “Como os colchões eram antigos havia acúmulo de ácaros, o que poderia trazer complicações, principalmente, àscrianças alérgicas”, comentou a coordenadora.
Os novos berços, colchões e peças de enxovais serão distribuídos nas 11 creches da Rede Municipal de Ensino nos próximos dias.