Prefeito Milton Serafim planeja estender serviços também para outras regiões da cidade
A Prefeitura de Vinhedo e o Governo do Estado inauguraram oficialmente nesta sexta-feira, dia 28, o posto de número 500 do programa de inclusão digital Acessa SP, que está sob a coordenação da Secretaria de Indústria e Comércio de Vinhedo, e funciona no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) no bairro da Capela.
O evento contou com a presença do Prefeito de Vinhedo Milton Serafim, do Secretário de Gestão Pública da Secretaria do Estado de São Paulo, Sidney Beraldo, o Secretário de Indústria e Comércio de Campinas, Sinval Dorigon, o ex-deputado estadual Ary Fossen, o gestor do Acessa SP, Fernando Tomazoni, o Deputado Estadual Jonas Donizete, a Deputada Estadual Célia Leão, o secretário de Indústria e Comércio, Milton Pinhata, e demais secretários e diretores municipais.
Também prestigiaram a cerimônia o Prefeito de Louveira, Eleutério Malerba e o Prefeito de Campo Limpo Paulista, Armando Hashimoto.
Representando o Legislativo esteve o Presidente da Câmara de Vinhedo, Geraldo Frois (Cidinho) e os vereadores Ana Genezini, Adriano Corazzari, Antonio Donizete Lopes, Marcio Melle, Alcides Vendemiatti Júnior, Marta Leão e Luis Carlos Paffaro.
O Prefeito Milton Serafim destacou a satisfação de inaugurar o Acessa São Paulo e afirmou que a ideia é em breve ampliar o serviço na Capela e expandir o serviço para outras regiões de Vinhedo. “Queremos que o programa chegue a outros bairros também. É fundamental colaborarmos para este acesso das pessoas à internet, pois a população precisa dessa atualização e nos cobra esse serviço; neste curto período experimental mais de três mil moradores de Vinhedo já procuraram o Acessa SP, o programa já é um sucesso e é resultado de uma parceria com o governo do Estado”, ressaltou o Prefeito.
O Secretário de Gestão Pública da Secretaria do Estado de São Paulo, Sidney Beraldo, grifou que a implantação do programa só foi possível graças ao trabalho conjunto entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Vinhedo.
“Este programa parece simples, mas tem impactos enormes e vai beneficiar muita gente. O governo quer colaborar com a inclusão social, pois sabe que as empresas não dão conta sozinhas. Quero cumprimentar o Prefeito Milton Serafim por esta iniciativa e pela Administração que está realizando”, disse o Secretário.
O Ex-Deputado e Sub-prefeito de Perus, Ary Fossen, elogiou o trabalho de Sidney Beraldo e o Acessa São Paulo e apontou que esta será uma grande conquista na área social de Vinhedo.
A Deputada Estadual Célia Leão também teceu elogios à ação e acredita que o programa poderá garantir mais qualidade de vida aos usuários. “A sociedade tem que ter uma porta aberta para o conhecimento e para a cultura, e a inclusão pela internet é uma forma de fazer isso. Tenho certeza que com essa preocupação com o social o Prefeito Milton Serafim está no caminho certo”, expôs a deputada.
O Deputado Estadual Jonas Donizete afirmou que o bairro Capela foi uma boa escolha para começar o programa e acrescentou que com a implantação do Acessa SP o Prefeito Milton Serafim mostrou que está com uma visão à frente.
“Tenho certeza que a preocupação do Prefeito é com toda a cidade, mas a Capela faz parte da raiz da cidade e abriga muitos moradores. Estou à disposição no que puder colaborar com Vinhedo”, ressaltou.
O Programa
O Acessa São Paulo é hoje um dos maiores programas de inclusão digital do país. O objetivo é promover o desenvolvimento social, cultural e econômico da população, através do acesso à tecnologia da informação.
Vinculado à Secretaria Estadual de Gestão Pública e gerenciado pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, o programa conta com cerca de 1,6 milhões de usuários cadastrados.
Como funciona e quem pode participar
O local possui computadores com acesso à internet e uma monitora capacitada para atender a população. Cada usuário tem direito a 30 minutos, mas é permitido o uso mais de uma vez por dia.
Todos os vinhedenses podem participar do programa, basta apresentar o RG ou um documento com foto e realizar o cadastro no mesmo lugar (CRAS Capela). Os menores de 16 anos devem fazer o registro na presença de um responsável e os menores de 11 precisam levar um adulto inclusive para utilizar o computador. Não será cobrado qualquer taxa de uso. O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS – da Capela, localizado na Rua Antonio Amstalden, s/nº – Capela
Mais informações sobre o Acessa São Paulo através do telefone: 3886-5477 – falar com Nair Marinho.