Nesta sexta-feira, dia 28, cerca de 450 jovens realizaram no Ginásio de Esporte do Parque Municipal da solenidade de Juramento à Bandeira.
Participaram da cerimônia o prefeito Milton Serafim, presidente da Junta do Serviço Militar de Vinhedo – JSM; o tenente coronel José Augusto Xavier Campos (representando a Escola Preparatória de Cadetes de Campinas); tenente coronel Gilmar Antonio Lima Ribeiro; o secretário da Junta do Serviço Militar de Vinhedo, Antonio Carlos Polo; os secretários municipais Gustavo Zampieri (Esporte e Lazer), Marcio Campos – Balú (Habitação e Desenvolvimento Urbano); Deise Serafim (Fazenda); o presidente do Legislativo, Geraldo Frois (Cidinho), os vereadores Donizete Lopes, Marcio Melle, Carlinhos Páffaro, Alcides Vendemiatti Junior, Martha Leão e demais autoridades e militares de Vinhedo e região.
Para o prefeito Milton Serafim, o Juramento à Bandeira mostra o compromisso dos jovens com a nossa pátria. “Este é um passo importante porque vocês estão cumprindo um papel constitucional. O futuro da nossa nação está nas mãos dos nossos jovens. A partir de hoje vocês estão traçando o melhor caminho a ser seguido no futuro, como homens, pais de família, mas principalmente como patriotas que defenderão a nossa nação brasileira”, declarou o prefeito aos jovens e familiares que prestigiaram a solenidade.
Um dos momentos mais marcantes do evento foi a participação da Guarda Bandeira de Vinhedo, que realizou em uma solenidade cívico-militar, o escoltamento do símbolo máximo da Pátria.
Durante o evento, os jovens receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação – CDI – um compromisso que formaliza a dispensa do serviço militar para os jovens que completaram 18 anos.
O Juramento à Bandeira é uma solenidade prevista no artigo 217 da Lei do Serviço Militar, onde o cidadão dispensado da prestação do Serviço Militar realiza um compromisso perante a Bandeira Nacional de que se apresentará, imediatamente, em caso de uma convocação de emergência.