13 AGO 2009
13/08/2009 – Obras da Sanebavi garantem aumento de 70% no nível da Represa I

Obras da Sanebavi garantem aumento de 70% no nível da Represa I

O nível de água na Represa I aumentou 70% de janeiro de 2009 até o mês de julho. Esse crescimento, segundo o superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, está ligado diretamente ao processo de recuperação das represas que está sendo realizado pela autarquia, principalmente às obras para aumentar o fornecimento de água e a qualidade do serviço prestado. O nível da Represa I passou de 2,50 metros para 4,10, atingindo 100% da sua capacidade, após a conclusão da primeira etapa de substituição da adutora do Sistema Bom Jardim. “Sem esta obra de melhoria é provável que a Represa I não passasse dos 3 metros nesta época do ano”, explica o superintendente.

A nova adutora, além de melhorar o sistema de captação de água bruta para o reservatório, está possibilitando um melhor aproveitamento da casa de bombas, reduzindo os gastos com energia elétrica. “A nova adutora está contribuindo para uma vazão real de 150m³ , antes a vazão de recalque deste setor não chegava aos 60m³/h”, explicou o superintendente. Além da implantação, também foi feito a reforma na casa de bombas, com troca de motores, do painel de controle e substituição de rede, para melhorar a captação de água.

Outro fator para o aumento no nível da Represa I são as obras de recuperação nas represas II e III. Na Represa I, por exemplo, foi realizado o desassoreamento na caixa de areia.

Melhorias na captação de água

A Sanebavi também realizou o desassoreamento geral, em parceria com a Prefeitura, da captação de bomba do Capivari, na Captação Maluf – Sítio Boa Vista, Bairro São Joaquim. Este processo consiste na limpeza total de todo o tipo de lixo, detritos depositados e areia acumulada na captação. Dessa forma, consegue-se aumentar a vazão ocasionando melhorias na captação de água bruta. A captação Maluf apresenta uma outorga de 400m³/hora.