Material informativo será encaminhado às escolas do município, solicitando que pais e responsáveis não levem às unidades de ensino alunos que apresentarem sintomas de gripe. Retorno às aulas será no próximo dia 27.
A Secretária de Saúde de Vinhedo, Regina Sterse e enfermeiras da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura se reúnem amanhã, dia 24, com o secretário de Educação, Jaime Cruz, diretores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino para orientar os profissionais da educação sobre a gripe influenza A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína.
A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira, dia 23, em função do retorno às aulas, que acontece no próximo dia 27. Em Vinhedo, até o momento, foram registradas duas mortes por suspeitas de gripe influenza A e confirmados 10 casos.
De acordo com a secretária de Saúde não há motivos para suspender o retorno às aulas. “A população precisa estar informada sobre esta nova gripe, receber orientações sobre os cuidados que devem ser tomados”, explicou a secretária.
Durante a reunião também será apresentado o material informativo que será entregue nas escolas da rede pública e privada para orientar e solicitar que pais e responsáveis de crianças e adolescentes não encaminhem às unidades de ensino alunos que apresentarem sintomas gripais. Ofício da vigilância epidemiológica também será enviado às unidades de ensino de Vinhedo para orientar os diretores das escolas sobre os sintomas da doença e as precauções necessárias.
Reunião regional
Na quarta-feira, dia 22, a secretária de Saúde de Vinhedo, Regina Sterse, participou em Campinas de encontro que reuniu prefeitos e profissionais da saúde para traçar estratégias em conjunto e planos de ação contra a gripe influenza A. “Precisamos acalmar a população, já que o estado garante o encaminhamento de medicamentos para os casos indicados”, explicou Regina.
A secretária participa no próximo dia 29 da reunião da Câmara Temática de Saúde do Conselho de Desenvolvimento da RMC para planejamento de ações a serem executadas a nível regional.