O prefeito Milton Serafim anunciou que já solicitou financiamento no Governo Federal para canalização do córrego pinheirinho, para beneficiar os moradores do bairro
A emoção tomou conta de dona Edith Souza Ribas, quando foi convidada para receber no último sábado, dia 4, das mãos do prefeito Milton Serafim e do secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura, Marcio Campos (Balú), as chaves de sua casa própria, construída pela Prefeitura no Jardim São Thomé, por meio do programa Casa Digna do Governo Federal.
Simbolicamente ela realizou a assinatura do contrato em nome das 37 famílias beneficiadas com a moradia e agora, aos 73 anos, realiza o sonho de assumir a posição de proprietária de imóvel. “Estou muito emocionada porque sonhava em cuidar bem da minha casa”, disse Edite, que irá morar com quatro netos.
A cerimônia de entrega das chaves às 37 famílias foi feita na manhã do último sábado e contou com a presença dos familiares, autoridades do poder executivo, legislativo, entidades e da gerente de projetos habitacionais da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Maria do Carmo Avessani, que representou a secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães.
Em seu discurso emocionado, o secretário de Habitação de Vinhedo destacou a satisfação de participar da entrega das casas populares. “Concluímos com muita luta esta obra e me sinto feliz por fazer parte deste sonho. Existem duas heranças que Deus pode nos dar, uma casa e uma família. Cuidem bem deste ambiente”, comentou Balú.
O presidente do Poder Legislativo, Geraldo Fróis (Cidinho) destacou o sonho antigo do prefeito Milton Serafim, de construir na área a Vila Esperança. “Prefeito, você está de parabéns por ter desenvolvido um projeto habitacional para esta área e hoje realizar o sonho destas 37 famílias que agora terão um teto para das as suas famílias”, destacou Cidinho.
Já o vice-prefeito e secretário da Educação, Jaime Cruz, falou da importância de investir em projetos sociais para ajudar as pessoas que mais precisam. “Mexer com moradia é mexer com sentimentos e o prefeito nunca deixou nenhum secretário brincar com os sentimentos da população ou ser vendedor de ilusões. Este terreno foi adquirido no segundo mandato do prefeito Milton Serafim e Deus permitiu que ele voltasse para entregar estas moradias a vocês. Nesta administração, se prometemos, teremos de cumprir. Foi graças a vocês, povo de Vinhedo, que o prefeito Milton Serafim voltou para governar esta cidade”, falou Jaime Cruz.
A gerente de projetos habitacionais da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades agradeceu o convite feito ao Governo Federal e falou da parceria com o governo municipal. “Hoje finalizamos uma parceria bem sucedida, porque o Governo Federal prioriza a população em suas obras e isto foi feito pela Prefeitura de Vinhedo, que adquiriu um terreno em uma área privilegiada, próxima a serviços essenciais, como escola e creche. A questão social é muito importante porque existe a preocupação da sustentabilidade para estas famílias. Não existem favelas em Vinhedo e manter a cidade assim é um desafio e requer muito planejamento”, explicou a gerente de projetos habitacionais.
O prefeito Milton Serafim destacou em seu discurso a satisfação de entregar as chaves da casa própria para as 37 famílias beneficiadas. “Que bom poder estar aqui realizando o sonho de vocês. Há anos, no meu segundo mandato (2001-2004), adquiri terreno para construir esta creche localizada aqui ao lado e desenvolvi o projeto habitacional Vila Esperança, mas não tive a oportunidade de executar. Felizmente a administração passada iniciou este projeto e nós fomos à luta para terminá-lo. Quando assumi a administração, em janeiro, esta obra estava praticamente parada, mas não medimos esforços para agilizar o processo de entrega, já que era grande a expectativa destas famílias em função da necessidade de cada uma. Hoje, preparamos esta festa, porque é um momento de alegria. Com sonho não se brinca e este sonho se concretiza hoje. Agora, queremos realizar o sonho de novas famílias vinhedenses. Hoje, o déficit habitacional é de 2.500 famílias aproximadamente. A idéia é entregar até o final do meu mandato pelo menos mil moradias populares e proporcionar felicidades às famílias mais carentes. Essa promessa foi colocada em palanque, é o papel de um administrador e não mediremos esforços para cumpri-lo”, declarou o prefeito Milton Serafim.
O chefe do executivo também anunciou novo investimento que irá beneficiar os moradores do Jardim São Thomé. “Já solicitamos ao Governo Federal financiamento para canalização do córrego pinheirinho. São 900 metros, da ponte até a divisa com Valinhos, uma obra que irá beneficiar a saúde pública e a segurança dos moradores do bairro”, anunciou o prefeito.
Obra
As casas, com 48,95 m², são compostas por dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro. Das 37 casas, duas são adaptadas para moradores portadores de deficiência.
Assim que assumiu a administração do município, em janeiro, o prefeito Milton Serafim retomou a construção das casas populares que estava paralisada.
A atual administração realizou o acabamento final para a entrega da obra, como pintura interna e externa, colocação de piso frio e azulejos, asfalto nas ruas paralelas as casas, caminho de acesso à residência (calçada), plantio de grama, pedido de ligação de água e instalação hidráulica e elétrica.
Social
Todas as famílias sorteadas estavam cadastradas no Cadastramento Único do Governo Federal e foram atendidas nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Vinhedo. O cadastramento tem por objetivo retratar a situação sócio-econômica da população de todos os municípios brasileiros, por meio do mapeamento e identificação das famílias de baixa renda.